segunda-feira, 7 de março de 2016

Brasil vive uma esquizofrenia



            O ambiente político atual no Brasil está uma loucura solta. O que mais há são justificativas que parecem ser reais ou até racionais, mas são puras alucinações. Uma das características da loucura é se achar dono da verdade ou acreditar piamente em verdades absolutas, o que sempre leva ao fanatismo. O fanatismo é uma ideia intensamente valorizada que se torna um dogma, ou seja, algo inquestionável e que por ser considerado a única verdade que existe é defendido de qualquer forma, custe o que custar.
            Hoje vemos pessoas que se julgam de esquerda e de direita brigando da pior forma possível. Criam-se ídolos intocáveis de ambos os lados. Deuses que não podem responder por seus atos, personalidades que não são devidamente investigadas, gente que não admite ser tratada como cidadão comum, mas como se pertencesse a uma categoria especial de seres. Estamos num circo, mas não aqueles divertidos, que trazem alegria, mas num circo de horrores ou melhor dizendo estamos em pleno hospício aberto.
            Pessoas fanáticas são perigosas porque para elas a violência é justificada. Por se sentirem possuidoras de uma verdade que não existe acreditam que podem defender suas ideias da pior maneira possível e o outro de fora é sempre o inimigo. Vivemos uma paranoia coletiva onde todos se dividem entre aliados ou inimigos. E para o inimigo só resta mesmo a violência verbal e até física. Um esquizofrênico está em constante luta consigo mesmo, entre aquilo que é alucinado e a realidade. Para alguém que padece deste distúrbio a mente encontra-se dividida e as coisas são idealizadas. Há apego por aquilo que é endeusado e uma forte rejeição àquilo que é visto como mau. Na esquizofrenia não se vive a realidade, mas vive-se as alucinações e há constantes ataques à percepção da realidade. Ora, não é isso que vem acontecendo na sociedade?
            Ninguém mais consegue pensar já que para isso se faz necessário abandonar as idealizações, encarar a realidade e enfrentar os fatos desapaixonadamente. Já o fanatismo é paixão pela ignorância. O apaixonado sempre idealiza seu objeto ou sua ideia e não admite ser contrariado. Se para isso é necessário negar a realidade não há problema nenhum em se desfazer dela e ainda por cima jogar tudo o que é ruim naqueles ou naquilo que se julga que é contrário à sua paixão. Para quem vive a dimensão da paixão o pensamento não existe; por isso a paixão é louca e perigosa e se nela não há possibilidade de pensamento o que fica no lugar é apenas reações.
            Vivermos através das reações sem que estas tenham passado por uma mente que possa elaborar ou digerir é extremamente danoso porque reações são impulsos nus e crus. O perigo disso é que os impulsos só buscam satisfações e nunca contato com a realidade e se um dado impulso exige determinado ato e não há mente para conter, o ato será certamente realizado mesmo que se trate até de um assassinato. Enfim, a coisa é séria.
            Mais triste e perigoso ainda é constatar que há gente que tem ou teve cargo de destaque conclamando o povo à violência tornando o que já está ruim em algo pior. Mais do que nunca se faz necessário pessoas que possam pensar e não atuar seus impulsos. Antes vivíamos numa sociedade neurótica, cheia de recalques onde nada se podia, porém agora vivemos numa sociedade esquizofrênica onde não mais se há lei. O que você vai fazer, agora, com sua mente no meio de todo esse turbilhão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário