sexta-feira, 18 de março de 2016

Pergunta de Leitora - Castelos no Ar



Tenho um filho de 4 anos e ele começou a mentir muito. Quando ele faz algo de errado, por exemplo, nunca assume a própria culpa e diz que foi outra pessoa que fez. Ele diz que falou com várias pessoas como as professoras da escolinha ou coleguinhas que na verdade não encontrou. Quando digo tudo isso para ele, que é mentira, ele nega e diz que é verdade. Tenho medo que meu filho se torne um mentiroso, alguém que manipule os outros. Tenho que ensinar o que é certo e errado para que depois ele não sofra. Mas cada vez que eu tento incutir a verdade mais ele mente. O que fazer? Estou desesperada?

            De onde vem tanto desespero? Você poderia começar se perguntando por aí. Poderia, também, se perguntar por que teme que seu filho venha a ser um mentiroso e manipulador. O que será que essa ansiedade diz de você? O que será que, inconscientemente, você está respondendo quando se entrega ao desespero? As questões são internas e suas e não externas, ou seja, não é com a atitude do seu filho que você está angustiada, mas com as suas fantasias.
            Uma criança pequena de apenas quatro anos não tem mesmo condições de saber o que é certo ou errado. E muito menos de poder diferenciar entre o que é mentira e imaginação. Todas as crianças têm imaginação fértil e são capazes de inventar estórias mirabolantes. Entretanto, isso não significa que ela se tornará uma manipuladora e nem que esteja mentindo de fato. Para os pequenos o que se passa na imaginação é real.
            Aliás, é altamente positivo que uma criança possa exercer sua imaginação que nada mais é do que a construção de seu mundo interno. É através do exercício imaginativo que alguém é capaz de criar um mundo interno rico. Uma criança sem imaginação não teria meios de formar um mundo interno consistente e saudável, que seria futuramente usado para pensar as questões de sua vida. No início imaginação e realidade se confundem e conforme a criança vai crescendo ela vai se dando conta de que não são a mesma coisa. Ela, no processo de amadurecimento, vai conseguir diferenciar entre o que se passa dentro da própria cabeça e o que se passa lá fora. Aí, sim, ela saberá o que é mentir.
            Agora, quanto mais você tentar tirar a imaginação de seu filho, mais ele vai se assustar e sentirá que precisa se proteger. Que tal aprender a ouvi-lo e tratar o que ele fala como uma estória onde ele está criando um mundo seu? Tirar a capacidade dele de imaginar pode ser sentido como uma violência desnecessária. Ele está apenas descobrindo que o que sente nem sempre é real e essa tarefa é demorada e custosa. Sem desespero você pode mostrar e conversar com ele sem exigir que ele entenda tudo de uma só vez. Sua paciência e amor podem ajuda-lo a encarar a realidade para distinguir entre seus castelos no ar e a realidade factual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário