sexta-feira, 4 de março de 2016

Pergunta de Leitor - Cicatrizes




Tenho uma mágoa muito grande em relação a um ex-amigo. Éramos muito próximos e nos dávamos super bem, mas ele me enganou num negócio em que éramos sócios e acabei bastante prejudicado. Nunca pensei que isso iria acontecer e me pegou desprevenido. Nunca mais nos falamos e não consigo perdoá-lo. Ele já pediu desculpas e até já tentou me ressarcir, mas eu recuso sempre. Acontece que mesmo não mais falando com ele eu sempre lembro dele e da raiva que sinto. A raiva é muito poderosa e me pego pensando em ele sofrendo ou tendo uma doença terminal só como castigo. Me sinto baixo com tudo isso, mas por que não consigo me livrar desses pensamentos? Não sei mais como mudar. Será que posso perdoá-lo?

            Você está apegado ao sentimento de ódio e não vê como abrir mão dele. Provavelmente é esse sentimento que alimenta suas fantasias de vingança e justiça. Só que isso não acontece e o único resultado é você acabar envenenado com a raiva que carrega e se impossibilitar de viver sua vida. O maior prejudicado pelo seu ódio, como você bem o sabe e sente, não é seu ex-amigo, mas você mesmo.
            Pelo o que você conta ele te traiu e isso não é mesmo uma boa coisa. A confiança foi estragada pelo ato de traição. É possível compreender o ódio que você sentiu, mas ficar preso ao ódio até agora lhe é destrutivo e só mostra que você hiper valoriza essa atitude dele e pouco a sua possibilidade de poder não se identificar com aquilo que te fez tanto mal. Sentir ódio é natural, mas ficar preso a ele é opção e paixão.
            O perdão pode ser aprendido e é bom que assim seja, pois ele mais faz bem para quem perdoa do que para quem é perdoado. Mas lembre-se que perdoar não significa absolver, ou seja, não implica voltar a ter com ele a amizade antiga, se assim você não desejar. O perdão verdadeiro nem mesmo impõe que você tenha que falar a ele que o perdoa, mas é conseguir perdoá-lo dentro de você. Em outras palavras, significa não permitir que o ato dele destrua a sua paz de espírito e sua vida.
            Saber perdoar implica em abrir mão da paixão pelo ódio. Perdoar é ato sábio já que quem perdoa demonstra para si mesmo um lado amoroso e saudável. Hoje você bebe do veneno do ódio que sente para que seu conhecido morra, mas quem toma o veneno é que se intoxica, ou seja, é você mesmo que impede de se curar das feridas já acontecidas. Feridas precisam cicatrizar e na vida carregamos cicatrizes para nos lembrar das nossas batalhas, não para continuarmos nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário