segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Abrir Caminho para a Felicidade



            Para ser feliz, ou seja, estar bem psiquicamente, é muito trabalhoso. O problema são os obstáculos no meio do caminho. Quando esses obstáculos não são superados e vencidos ficamos empacados e sem nenhuma condição para seguir nosso caminho em direção à felicidade. E o que seriam esses obstáculos? De forma geral são nossos erros de avaliação sobre o que realmente é importante, são nossas vaidades.
            Quando não calculamos bem o que de fato é valioso e importante na vida, tendemos a procurar e a valorizar as coisas que não precisamos, mas achamos que precisamos. Não saber o que valorizar nos impede de ter uma visão com maior reflexão sobre a vida, ficamos com a visão limitada e míope e terminamos por enxergar apenas aquilo que está no nosso nariz. Essas coisas são, geralmente, sem importância verdadeira e têm a ver com nossas vaidades. Estas e mais os medos e muitos desejos são puras ilusões que nada nos acrescentam. Servem apenas para nos desviar do que realmente importa.
            Nosso período de vida sobre este mundo é curto e quando entendemos que não há tempo a perder com qualquer coisa passamos a refletir sobre as coisas que realmente importam. Egoísmo e ganância são pequenas vaidades que vão perdendo o sentido a medida que nos focamos em sentimentos mais proveitosos como generosidade e solidariedade. Ao realmente pensar sobre a vida vemos que os valores internos quando desenvolvidos têm uma preciosidade ímpar e nesse momento a pequenez das armadilhas que colocamos como prioridades se tornam opacas.
            Como diz um ditado português Essa vida é dois pulos e para a morte nos encaminhamos podemos compreender que a felicidade é necessária, senão corremos o risco de a adiarmos até um momento em que ela não poderá mais ser alcançada. Tudo depende de como andamos na vida e dos valores que damos a que coisas. Em suma, tudo depende se vamos abrir caminho para a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário