sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Pergunta de Leitora - O Bom Caminho



Sempre me senti uma pessoa espiritualizada. Sempre orei pedindo graças e riquezas. Sempre procurei ser uma pessoa honesta e reta. Mas o que eu mais encontro na vida são pessoas ruins e muita maldade. Há dor para tudo que é lado e muita crueldade e eu que faço tudo certo levo na cabeça. Duvido frequentemente de deus e de uma vida espiritual e me sinto perdida e sem rumo. O que você pode me falar da espiritualidade? Sinto que preciso de ajuda.

            Hoje você se encontra em conflito e sofre, pois entendo que idealizou a espiritualidade. Quando colocamos a idealização no lugar da realidade o único resultado possível é a infelicidade. A espiritualidade que você provavelmente almeja é irreal e enganosa, pois oferece um caminho de fuga das dores da vida e não o autodesenvolvimento.
            Viver não é mesmo fácil e é frequentemente doloroso. Dependendo de como a espiritualidade é constituída ela pode nos permitir viver melhor e com mais eficiência. O caminho da espiritualidade é o caminho da sabedoria. Muitas pessoas encaram a espiritualidade como uma forma de obter benefícios materiais ou favores especiais e exclusivos. Como se a espiritualidade se tratasse de um banco que te oferecesse regalias caso você seguisse corretamente todo o ritual esperado. Isso nada mais é do que um conceito falso e equivocado que só traz danos. As tradições religiosas, por exemplo, como o cristianismo, budismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e outras não prometem uma vida de sucessos materiais e nem uma vida sem dor. Elas são realistas e o erro está nas más interpretações destas tradições.
            Os bons e verdadeiros ensinamentos religiosos nos ensinam a nos desenvolver, a realizar nosso potencial. As dificuldades fazem e farão parte da vida, mas podemos aprender a lidar com elas de maneiras cada vez mais maduras. Quando bem interpretada toda religião nos ensina que viver bem a vida não é ter um seguro espiritual, mas saber conviver com as adversidades e transformar o que podemos. Elas apontam que há lições a serem aprendidas e que devemos realizar em nós o que há de melhor. Essa espiritualidade, a real, nos ajuda, mas a idealizada só nos prejudica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário