sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pergunta de Leitor - Possibilidade e Probabilidade


Estou prestes a começar um novo negócio. Escrevo porque preciso falar do medo que sinto. Quando vejo as notícias de que a economia vai mal, de que o dólar sobe, de que muita gente está perdendo dinheiro fico aterrorizado por investir em um novo negócio. Quando converso com conhecidos eles ficam falando mal de como a política econômica está indo e fazem previsões catastróficas. O problema é que me deixo influenciar por tudo e todos e isso me deixe muito mal. Não sei como fazer para ser diferente. Alguns amigos até já perceberam isso e disseram que eu fico com cara de assustado. Vivo com medo de tudo que planejei dar errado. O que posso fazer?
           
            Quando o temor surge exige que possamos pensar sobre ele. De onde veio? O que realmente tememos? Qual chance desse temor vir a acontecer de fato? Pensar significa poder avaliar realisticamente sobre o que estamos vivenciando e que perigos corremos. Sem a mente para pensar ficamos entregues ao sentimento do medo e ficamos imobilizados por estarmos assustados demais para fazer alguma coisa ou fazemos tudo tão desajeitadamente que acabamos por meter os pés pelas mãos.
            Algo importante a se levar em consideração é saber a diferença entre possibilidade e probabilidade. Na vida tudo é possível, mas será que as possibilidades são prováveis? O que é possível não quer dizer, necessariamente, que seja provável. Se o temor que você sente estiver muito mais vinculado ao que é possível e não ao que é provável você faz um mal a si mesmo e deixa de prestar atenção à realidade. É claro que é impossível ter certeza de tudo, porém dar chances ao que é provável e não ao que é possível pode ser bem mais interessante.
            O sentimento de medo é algo muito útil para a nossa sobrevivência. Sem ele correríamos riscos inúteis e que poderiam significar a morte. O medo quando ligado às questões prováveis está a serviço de nossa sobrevivência e quem não tem esse tipo de medo corre riscos tão desnecessários que leva a um preço alto demais.
            Outra coisa também importante a pensar é você saber se preservar do que o outro diz. Na vida é preciso saber o que ouvir, é necessário desenvolver um filtro que nos permita avaliar aquilo que está sendo dito. Se você leva o que o outro diz a ferro e a fogo você fica numa posição vulnerável e impede o seu pensar de se fazer presente. Muitos falam não porque estão realmente dizendo algo, mas porque estão projetando para quem estiver ao redor suas angústias e lamentações. Cabe a você decidir se resolve pegar ou não. No fim das contas o que vale é aquilo que você é capaz de fazer usando a sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário