segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Visão mais ampla


            A psicologia é ampla, sendo o seu objeto de estudo o próprio ser humano. O problema é quando a psicologia fica recortada em variadas partes que causam mais confusão do que esclarecimento. A sexologia, por exemplo, é um desses recortes que mais atrapalham do que ajudam, trazendo muito mais mal-entendidos do que uma verdadeira compreensão das nossas características. É que olhar as coisas através de recortes dá uma visão limitada e empobrecida, ou seja, o entendimento fia muito reduzido.
            Problemas sexuais de base psicológica, obviamente, são comuns e precisam ser tratados, mas o que é tratado não é o problema sexual em si, o sintoma, porém a pessoa que desenvolveu determinado problema. Procurar entender somente o sintoma é reduzir muito o humano e leva a uma ignorância sobre uma compreensão mais abrangente do que de fato acontece.
            Quando alguém desenvolve um determinado sintoma, seja de ordem sexual ou qualquer outra natureza, é o individuo que adoeceu e não apenas uma parte. Um sintoma psicológico é resultado de uma mente que não anda funcionando de forma eficaz. Ser eficiente psicologicamente é viver de maneira prazerosa, sem muitos “custos” internos. Portanto, quando alguém está enfrentando dificuldades em algumas áreas não adianta olhar através de recortes limitadores, mas através de um entendimento mais amplo. É preciso procurar significados para o que se ocorre.
            A sexologia propõe uma visão reduzida dos problemas, como se todas as dificuldades sexuais pudessem ser tratadas com repetição de exercícios e algumas compreensões muito mal elaboradas. Quem está mal no plano da sexualidade está mal na maneira como vive, o problema é mais interno e só pode ser verdadeiramente compreendido e resolvido a medida que se lida nesse dimensão mais interna. Psicoterapia é uma forma eficaz de se lidar com problemas de natureza psicológica. Não adianta, como se diz no ditado popular, Tapar o sol com a peneira, isso é só enganar e evitar enfrentar o real problema que se tem. Com as dificuldades humanas é preciso desenvolver uma visão mais ampla. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário