sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Pergunta de Leitor - Desatar os Nós


Tenho um relacionamento gay, mas sou casado com uma mulher, mas eu gosto mais do meu parceiro, mas não tenho coragem de assumir, eu quero e tento mas não consigo, pois fico pensando na sociedade, na minha família, o que dirão. Tem o que dizer para me ajudar?

         Assim como você muitos homens vivem essa mesma situação, que traz muitas dúvidas e sofrimento. O conflito aí está entre o ideal e o que se pode viver de fato. Quando alguém fica entre esses dois a angústia se instala.
         O ideal que você tem e alimenta é o ideal da família tradicional: casal formado por um homem e uma mulher. Esse ideal é aceito mais facilmente e simplifica bastante muitas coisas relativas ao dia a dia na sociedade, trabalho e no convívio familiar. Você preza esse ideal, senão não seria difícil abrir mão dele.
         Entretanto, mesmo sob esse ideal você vive uma vida secreta: tem um amante que ama. Porém, esse relacionamento é oculto e cheio de limites que uma vida secreta impõe. Fica insatisfeito porque não vive como deseja já que deseja um ideal que lhe é impossível. Está aí a raiz do conflito.
         O que vai precisar é entender o por que se colocou nessa situação de conflito. Pois a sua posição atual não lhe é satisfatória. Tem que ver se é capaz de abrir mão de algo, seja do ideal ou do relacionamento que possui, sem pagar um preço alto demais. Talvez agora você nada possa fazer a respeito disso pois precisa tanto do casamento tradicional quanto da relação secreta com o amante. O melhor, então, é esperar até saber que caminho pode pegar. Para isso se faz necessário a análise onde você aprenderá a se auto escutar e saber mais de si. O que lhe falta é o autoconhecimento que te permitirá entender onde você se coloca. Só assim saímos de nossos conflitos e desatamos os nós que amarramos ao longo da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário