sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pergunta de Leitora - Vítima Desnecessária


Queria ter acompanhamento médico, mas não tenho condições ainda. No momento estou em um casamento em que meu marido não me deixa fazer nada. Eu gosto dele, ele me dá o cartão de crédito, mas sou eu que pago. De certa forma eu estou acomodada a ele, mas ele me bate, as vezes ele chega nervoso e me bate. Quebrou nossa pia, a minha cristaleira, ele também não deixa eu visitar minha família, ele não gosta de ninguém e não tem amigos, eu me sinto mal por que eu gosto dele, e as vezes ele é muito carinhoso, mas eu vivo roxa de tanto apanhar dele, o que eu faço? Tem como ele mudar?


         Você vive uma relação abusiva e violenta. Paga as contas, se priva da liberdade e da própria autoestima. Tem suas coisas quebradas e apanha, tanto que vive roxa. Mesmo assim você diz que ainda gosta dele. O que será que isso significa?
         Provavelmente, significa que você não entenda o que seja amor. O que você vive com esse marido não tem nada a ver com o amor. O conceito do amor lhe está distorcido, ou seja, você encara como amor o que é violência, desprezo e barbárie. Talvez, inconscientemente, é o que você acredita que mereça. O que te faz suportar tanto abuso é uma imensa baixa autoestima, pois quem se quer bem não fica num relacionamento desses.
         Você se vale do pouco carinho que ele te dá, mas se pensar bem nada tem a ver com carinho, mas como forma de ele te controlar, porque ele sabe que você leva isso em consideração. Ele te mantém onde ele quer e você, sem perceber, autoriza e reafirma esse comportamento. Afinal, você deve pensar, se largá-lo quem poderá te querer? Por medo de abandonar o que já é conhecido você aceita qualquer negócio, mesmo que lhe seja prejudicial.
         Em vez de perguntar se ele tem como mudar, seria muito mais proveitoso se perguntar se você pode mudar. Na vida precisamos aprender a desejar o possível senão corremos o risco da infelicidade. Desejar que ele não seja assim não lhe cabe, pois não temos como desejar pelo outro. O que está ao seu alcance é desejar por si mesma. Deve aprender a gostar de si, já que quem gosta de si próprio não aceita qualquer condição de vida. Enquanto você não mudar continuará sendo vítima do que não precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário