sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Pergunta de Leitora - Sob a Espada


Eu tenho 27 anos e estou passando por um momento delicado da minha vida. Sempre fui alegre e descontraída, mas hoje parece que tudo deu errado. Abandonei meu trabalho para montar algo para mim mesma, sinto-me feliz, mas não me sinto completa e ultimamente tenho vontade de sumir, ir para outro país, para outro lugar. Sinto que não sou amada, estou enorme de gorda, não sou atraente, namoro com uma pessoa já tem 2 anos, mas eu enjoo facilmente, e dessa vez resolvi ficar mais tempo por teimosia, por que na verdade já não gosto dele. Será que é depressão? O que devo fazer, estou sem forças e me sinto fraca.

         Você saiu do emprego que tinha, estava feliz, resolveu montar o próprio negócio e percebe que agora não está mais bem. Será que há alguma associação aí entre liberdade e responsabilidade? Talvez fosse bom investigar.
         Se a sua intenção era se sentir completa na vida precisa entender o que de fato quer dizer com ser completa. Afinal, na vida nunca ficamos completos já que a vida implica a gente sempre ter que lidar com uma falta. Desejar o impossível traz infelicidade porque nunca poderá ser alcançado.
         Talvez o que você deseje seja inatingível e para isso se faz necessário aprender a desejar o possível. Você está acima do peso, você diz, e isso me faz pensar que você tem uma grande fome pela vida, mas vem substituindo o calor das experiências de vida pelas calorias. A comida é fácil de ser alcançada, mas viver exige mais. Parece que você não conseguiu ver que a sua felicidade está na sua responsabilidade de poder começar a fazer escolhas que realmente te realize. Você quer que algo te preencha, daí a comida, mas não percebeu ainda que o que necessita está na dimensão subjetiva e não concreta.
         Depressão significa uma recusa em fazer investimentos afetivos, é um fechar-se em si mesma, é um cortar as ligações com a vida. Isso é fácil. Difícil é aprender a lidar com o que você sente sem precisar ficar no fio da espada. Portanto é compreensível quando diz querer sair do país e se mudar, mas você encara isso literalmente, quando na verdade está dizendo que você quer e precisa mudar. Numa análise poderá se ouvir e entender o que faz consigo mesma. Aprenderá a escutar o seu inconsciente e não mais precisará repetir aquilo que só te deixa mal. Entre o saber do divã e o corte da espada, creio que você compreende qual vai te ajudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário