quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Pergunta de Leitor - Encontrar o Remédio


Tenho problemas de ereção. Fiz vários exames de saúde e aparentemente está tudo bem comigo. No entanto, quando estou para viver uma relação sexual com alguma nova mulher eu travo e a ereção não acontece. Tenho 40 anos e isso vem me deixando muito envergonhado e já pensei em me matar. Meu médico me sugeriu fazer terapia, mas como ela pode me ajudar?  Tenho vergonha em falar da minha vida para alguém que não conheço e as vezes acho que a terapia não vai me ajudar. Queria um remédio que desse conta, nem o viagra me ajudou nisso, pois já tomei.

            Não conseguir se realizar sexualmente te frustra e te deixa limitado na vida. Afinal, a vida sexual é algo poderoso no nosso bem estar e que influencia muito em como vamos nos sentir. É mais do que vergonha o que você sente. É uma insatisfação misturada com humilhação e ninguém tem como estar bem nessas condições.
            Entretanto, você sabe do seu problema físico e desconhece completamente o que de fato te acontece. Como se a vida fosse só corpo e biologia e a dimensão mental ficasse fora de foco, relegada a mera coadjuvante. Parece que a sugestão de seu médico, de procurar na mente aquilo que não pôde ser encontrado no corpo, mexeu com você e despertou angústias.
            Uma análise, feita com quem realmente saiba te escutar, pode te ajudar a você mesmo se escutar. Aquilo que você colocou na dificuldade de ereção lhe é inconsciente, ou seja, você não faz ideia quais os sentidos que estão por detrás disso. A análise te ajuda a encontrar os sentidos subjetivos do porque que aquilo que é emocional foi descontado no funcionamento corporal. Quando a mente não dá conta de elaborar determinadas emoções é o corpo que pode sofrer.
            Contudo, algo me chamou a atenção no seu email. Quando você está para ter uma relação sexual com uma nova (desconhecida) mulher você trava. Assim como acredita que também vai travar se falar isso com algum psicoterapeuta. Parece que há uma associação importante aí. Será que o que te dá medo é viver uma relação de intimidade? O que será que para você é intimidade? Talvez seja interessante investigar o que ser íntimo de alguém te desperta. Para o autoconhecimento não há remédio. O remédio é procurar entender o que de fato acontece. Em outras palavras, o remédio está dentro de você mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário