segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Fanatismo e Loucura



            Vivemos cercados por pessoas e instituições que nos instigam ao fanatismo. Grupos políticos, religiosos e até mesmo grupos científicos tendem, por muitas vezes, reclamar para si uma posição de extremo poder e dizem que apenas quando alguém for membro deste ou daquele grupo é que estarão fazendo a coisa certa. O mundo e as pessoas ficam divididos entre os de dentro, detentores de exclusividade e os de fora que nada sabem. Toda forma de fanatismo causa exclusão.
            Grupos fanáticos dão a entender que têm certeza sobre algo e que a dúvida jamais se faz presente. Desdenham quem não pertence a um determinado grupo, já que quem está fora é alguém que não partilha dessa suposta certeza e por isso mesmo só pode estar errado. Em várias religiões é possível notar que chamam as pessoas pertencentes a outro credo de infiéis. Nessa divisão é colocada uma falsa hierarquia de valores onde quem pensa conforme os ditames ganha valor e quem pensa diferente não tem valor.
            Viver através dessas divisões é perigoso porque inibe a diferença e convida a um comodismo de pensamento. É perigoso também porque permite ataques a quem é de fora e pensa ou vive diferente. Quando o que é sentido como diferente é visto como inimigo surge um terrível problema: justifica-se, erroneamente é claro, atos de violência selvagens e está plantada então a loucura que arrasta todos para a barbárie. A loucura deixa todos paranoicos e desconfiados, ninguém mais é capaz de pensar.
            A característica da loucura é a certeza. Só quem pode tolerar a dúvida e as angústias que vêm dela consegue pensar de fato. Quem não pensa e prefere se agarrar firmemente a uma falsa certeza para não ter que tolerar as ansiedades que a dúvida provoca deixa de aprender e fica estagnado, bem como perigoso. Teme as diferenças, já que estas representam um perigo e agem loucamente defendendo suas certezas como se elas se tratassem de boias salva-vidas. Não é a toa que fanatismo e violência andam, frequentemente, lado a lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário