sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pergunta de Leitora - Carpem Diem



Sou praticante de esportes e yoga. Levo uma vida saudável e tento jamais me zangar com o que quer que seja. Minha dieta é balanceada, pratico meditação três vezes por semana e tomo remédios homeopáticos, pois não acredito na alopatia. Até mesmo vacinação prefiro não tomar, pois são químicas que estragam o nosso corpo. Mesmo com tudo isso minha imunidade é baixa e frequentemente padeço de alergias respiratórias e cutâneas. Não bebo álcool e nunca fumei. Moro numa cidade limpa que tem pouca poluição. Durmo cedo e acordo cedo. Enfim, sigo toda uma rotina que promove a saúde. E mesmo assim sinto que algo falta. O que percebo é que estou cansada e que não sei o que fazer.

            Numa das inúmeras e engraçadas crônicas de Luis Fernando Veríssimo ele diz que se fossemos seguir todas as normas impostas para que tivéssemos boa saúde e levar uma vida saudável seriamos, certamente, as pessoas mais infelizes do planeta. Parece que é justamente isso o que lhe acontece. Está tão preocupada em seguir as normas que se esqueceu de algo mais importante que é viver.
            É claro que a vida exige cuidados, sem isso nos colocaríamos em risco, mas limitar a vida a uma série de regras a serem inflexivelmente seguidas é empobrecedor demais. Obviamente você não precisa fazer aquilo que você não quer e não vê sentido, mas o que parece é que você se priva de tudo e o que lhe falta é aproveitar.
            Agora, não concordo que você leve uma vida tão saudável assim como você acredita. Vacinas e remédios alopáticos são coisas sérias quando utilizados apropriadamente e você não deve fazer pouco caso deles. Porém, você não é saudável porque está presa a um modo de viver limitado e que não abre espaço para o prazer. O prazer aqui é o de simplesmente estar viva e usufruir do que está ao seu alcance.
            Hoje você só sabe seguir as normas e regras, mas não sabe aproveitar o que tem. Do que adianta alimentação balanceada, tempo para atividades relaxantes e morar numa cidade não poluída se nada disso é de fato aproveitado? O que você precisa descobrir é o porque não sabe aproveitar a vida abençoada que tem. Mecanicamente tudo vai bem, mas e afetivamente? Sabia que a maior causa das alergias cutâneas e respiratórias têm relação com a mente? No poema de Horácio, da antiguidade, ele usava a expressão carpe diem que tem o sentido de aproveitar o dia e não desperdiçar tempo com coisas que não nos acrescentam nada. Então, carpe diem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário