segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Saber Onde Procurar


            Há uma piada muito interessante e que pode nos fazer refletir sobre onde procuramos as coisas que realmente nos valorizam e dignificam. A piada é assim: Um homem andando na rua numa noite vê outro embaixo de um poste iluminado olhando para baixo como se estivesse procurando algo. Ele resolve parar e perguntar se o outro precisava de ajuda e o que estava procurando. O homem então lhe responde que estava procurando pela chave de casa que havia deixado cair e os dois passam a olhar para o chão e ver se conseguiam encontrar a chave perdida. Após algum tempo em que a busca nada resulta o primeiro homem reclama que não achavam a chave em lugar algum e pergunta se o outro tinha certeza de que não havia deixado a chave cair em outro lugar. Este responde que tinha deixado a chave cair na outra esquina e não ali onde estavam procurando. Seu interlocutor surpreso lhe pergunta por que estavam procurando a chave no lugar errado e o homem lhe responde que lá na esquina estava completamente escuro e que se sentia mais confortável procurando onde tivesse luz, ali embaixo do poste. Essa piada nos faz ver que saber onde procurar faz toda a diferença.
            Há inúmeras pessoas que procura no lugar errado e de forma errada o que mais faltam em suas vidas. Somos carentes de um encontro verdadeiro conosco mesmo, não queremos muitas vezes saber de nossas verdades internas que são sempre dolorosas. Procuramos então alguma coisa que venha a nos trazer um sentimento de realização. E onde procuramos? Onde conseguimos enxergar. E a coisa que mais conseguimos ver está sempre fora de nós e não dentro. Portanto, dá para se ver que quando procuramos fora de nós algo que nos venha a satisfazer estamos, na verdade, procurando no lugar errado.
            Não é à toa que há tanto consumo de drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, comportamentos compulsivos, que são formas de se procurar por algo e maneiras de se lidar com o que se sente. As pessoas se desesperam e tentam encontrar a todo custo, fora delas mesmas, aquilo que venha trazer uma tranquilidade interna. Afinal, tudo que está do lado de fora é de fácil percepção enquanto que o que está dentro fica muito mais complicado perceber. Dentro de nós há um mundo desconhecido e geralmente escuro. Pede por iluminação e para iluminarmos o que se passa dentro de nós mesmos é algo que demanda muito trabalho, paciência e tolerância.
            Preferimos procurar na luz, ou seja, em tudo aquilo em que ver fica mais fácil, mas quando fazemos isso fugimos de nós e tudo o que encontrarmos não será o que estamos procurando e precisando. Aceitamos abraçar o que quer que seja que a gente vê, no lugar de construirmos em nós aquilo que de fato necessitamos e que nos fará bem. Enquanto não compreendermos que o que mais necessitamos está dentro de nós para ser desenvolvido ficaremos procurando nos lugares errados. O que já escutamos de gente dizendo que quando comprarem tal ou qual coisa serão felizes, que quando tiverem esse ou aquele emprego estarão satisfeitos, não dá para contar. Não que as coisas externas a nós não sejam importantes, elas são, porém jamais darão o que nos proporcionará um sentimento de se estar vivendo de verdade. Precisamos sair debaixo dos postes para nos aventurarmos dentro das nossas escuridões e assim encontrar o que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário