sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pergunta de Leitora - Eclipse Sem Fim


Tudo que faço na minha vida parece dar errado. Todos os meus planos nunca se realizam, todos os meus desejos ficam insatisfeitos. E o pior de tudo é que eu sei disso. Sempre sei que as coisas vão dar errado mesmo. Fico muito angustiada com isso. Tenho até medo de sonhar e fazer planos porque eles jamais trarão algo positivo. Sempre penso que o melhor seria desistir de sonhar e aceitar que tenho um destino funesto. Quem sabe se eu parar de brigar e aceitar que minha vida foi escrita do jeito torto eu passo a sofrer menos? O que me diz?

            Digo que deve ser duro viver numa eterna noite fria, sem vislumbrar nenhuma possibilidade de um amanhecer que traga luz e calor, ou seja, que traga vida. A sua angústia é compreensível já que viver sem esperanças é algo aterrador. Agora, o que me deixa curioso é entender como foi que você entrou nesse lugar de escuridão sem fim para acabar acreditando num destino funesto.
            A primeira pergunta que você deve se fazer é se você tem medo de ter sucesso. Parece-me que você teme fazer planos que venham a dar certo e se descobrir como uma pessoa potente. Você prefere se ver como alguém que lamenta a vida e não como alguém que pode celebrá-la. Quando diz que sabia de antemão que seus sonhos dariam errado parece que não é a frustração que te invade, mas um sentimento de alívio por saber que sua previsão foi acertada.
            Num plano muito superficial de sua vida você quer que as coisas deem certo e quer encontrar prazer no viver, porém há também outro lado que já define tudo como um fracasso e te leva a fracassar. Saber que vai fracassar soa como uma defesa para evitar o sucesso que poderia obter. Você vive uma contradição consigo mesma e ninguém pode estar bem ao se encontrar nesta posição.
            Hoje você se repete num destino escrito por você mesma e só você poderá reescrever essa história de outra forma. Para isso se faz importante entender o temor que tem do sucesso e por que o evita, inconscientemente, ou seja, sem nem saber. Para algumas pessoas ter sucesso traz um forte sentimento de culpa e ao tentar evitar esse sentimento de culpa acaba por evitar também o próprio sucesso. Claro que não sei se esse é o seu caso, mas você só tem a ganhar se procurar descobrir. Procure um analista que se coloque disponível para te escutar e te entender para assim te ajudar a sair da repetição desse eclipse sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário