segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Análise de Filme: Sequestros em Cleveland


            A definição de resiliência no dicionário é: capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. O filme americano Sequestros em Cleveland (Cleveland Abduction, 2015) mostra a incrível resiliência de três mulheres, especialmente Michelle Knight, que foram sequestradas por um psicopata e permaneceram anos em cativeiro.
            A história é real e não fictícia o que a torna então mais assustadora, porém muito mais inspiradora. O que é inspirador nesse caso é que Michelle, que ficou onze anos aprisionada, sai do inferno com capacidade de sentir gratidão com a vida e sorrir. Ela foi a que mais tempo ficou presa e sofreu inúmeros abusos, estupros e teve cinco abortos provocados pelo sádico homem sem contar com nenhuma assistência médica e menos ainda apoio psicológico.
            Michelle só pôde contar consigo mesma, com sua própria mente. Sua capacidade para manter esperanças é incrível. Devido a tanta violência ela tinha todas as condições para desacreditar de tudo, mas isso não ocorre e depois de um período de reorganização hoje trabalha para melhorar as condições de vida de muitas mulheres que sofrem abuso e violência. No tribunal, de frente para o seu agressor, ela diz que ele a havia roubado de uma maneira irrecuperável, mas que não ia permitir que ele a continuasse roubando. Foi sábia porque entendeu que em sua mente quem mandava era ela mesma.
            O filósofo existencialista Sartre dizia que na vida não importa o que os outros nos fizeram, mas o que nós vamos fazer com o que os outros nos fizeram. Saber disso é importante para que possamos ser sujeitos de nossas próprias vidas. Todos nós passamos por situações de adversidades. Algumas delas são trágicas outras menos trágicas, contudo precisamos nos reconstruir sempre e para esse trabalho de reconstrução necessitamos de uma mente. Sem uma mente não há a menor possibilidade de lidarmos com o que nos acontece. Desenvolver a própria mente é o melhor recurso para suportarmos a vida e ainda por cima sermos gratos a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário