sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Pergunta de Leitora - Ressignificar


Sou cheia de regras e não consigo viver sem elas. Por exemplo, quando alguém sai da minha casa depois de uma visita eu limpo tudo até mesmo lugares onde a visita não esteve. Se não limpar me sinto contaminada com a sujeira e de que algo está muito errado. Só consigo dormir se verifico se a porta está trancada várias vezes durante a noite e quando me deito me pergunto se quando eu fui verificar se a porta estava trancada eu não a abri sem querer e agora ela está aberta. Enfim, acho que deu para dar uma ideia da situação. Me indicaram a terapia cognitivo-comportamental, mas até agora dois psicólogos não conseguiram me ajudar. Sei lá o que me acontece, mas queria ser diferente, mais relaxada e não me preocupar.

            Regras são importantes e viver sem elas, até certo ponto, é impossível. Elas promovem a possibilidade de vivermos bem. Porém, você não fala de regras mas de leis marciais impostas pelo seu inconsciente que não lhe permitem viver. Quando é assim a vida se torna impossível porque fica muito restringida.
            Não sei o que falar da terapia cognitivo-comportamental já que trabalho com a psicanálise, mas sei que você deve olhar para o significado de suas “regras”, ou seja, encontrar o que está fazendo consigo ao estabelecer regras que nada mais fazem do que limitar a possibilidade de você viver. A psicanálise tem como lhe ajudar a encontrar o sentido que você necessita.
            Quando você fala de se sentir contaminada com a sujeira não é da sujeira física e concreta que você tem medo. Essa sujeira é a que seus olhos conseguem ver e mensurar, mas a sujeira que você realmente teme está dentro de você. Aliás, nem se trata de sujeira mas do que você sente como sujeira. Nesse caso os seus pensamentos ficam equivalentes à algo sujo. Quando limpa a casa inteira está tentando limpar seus pensamentos. Quando teme deixar a porta destrancada teme destrancar a si mesma e talvez o que possa descobrir sobre si própria.
            Isso tudo é muito óbvio só que o que não é óbvio é o porquê tem que ser assim. Esse porquê só pode ser descoberto e resolvido ao você se voltar para si mesma e para os seus significados. Quando compreender porque se repete poderá escolher outro caminho. A psicanálise não convida o analisando apenas a se livrar dos sintomas, mas a ressignificar a maneira que está vivendo. Neste momento é o que você mais está necessitada para poder viver de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário