segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mudando o Foco



            Nas figuras acima é possível ter uma ideia de como a habilidade de se mudar o foco é importante e enriquecedora. Na primeira delas, podemos ver dois rostos, um de frente para o outro ou ver um vaso. Depende de qual é a sua perspectiva. Já na segunda figura podemos ver uma mulher jovem ou uma anciã e aqui também o foco vai definir o que você está vendo. Agora, não são apenas em imagens que saber mudar de foco se faz importante, mas principalmente em como vivemos nossas vidas.
            As vezes, uma determinada pessoa fica tão identificada e agarrada a um determinado pensamento que tem a certeza de que aquilo que vê é  a única coisa que existe e desconsidera qualquer outro ponto de vista. Veja o perigo que isso representa porque fazer de um único pensamento ou ideia uma verdade absoluta corre-se o risco de se criar um dogma que, por sua vez, abre espaço para uma visão preconceituosa e empobrecedora.
            Não existem verdades absolutas e insistir nisso é apenas a demonstração de que o ser humano sofre com as angústias da incerteza. O que mais assusta as pessoas é elas se depararem com a consciência de que, no fundo, não têm certeza de coisa alguma. Tolerar o estado de não saber é que permite que continuemos aprendendo e não fiquemos estancados num falso saber. O falso saber, aliás, está relacionado com a arrogância, que é quando alguém se apega apenas aquilo que vê e se recusa a abrir espaço para novos pontos de vista.
            Assim como nas figuras acima a vida é rica demais para se ter apenas algumas poucas verdades e perspectivas. No entanto, mudar a própria perspectiva não é um processo fácil e exige muito trabalho. Mudar de perspectiva demanda humildade, pois só esta permite à mente aprender com aquilo que é desconhecido. Quantos problemas e mal entendidos no mundo não poderiam ser evitados se houvesse a possibilidade das pessoas mudarem seus focos? E também quantos problemas e adversidades que vivemos poderiam ser muito melhores aproveitados se pudéssemos mudar de perspectiva. Assim aquilo que parecia ser uma catástrofe e tragédia poderia ser visto como algo novo e talvez, até, como material para o nosso desenvolvimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário