sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pergunta de Leitor - De Vítima a Autor


Sofri um trauma quando criança com apenas 9 anos e que até agora não me sinto recuperado. Hoje tenho 27 anos. Um dia quando dormia meu padrasto chegou até mim e começou a manipular meu pênis. Acordei e ele continuou mexendo. Não sabia o que fazer. Depois contei para a minha mãe que nunca acreditou em mim e mandava eu ficar quieto e não falar disso. Hoje tenho problemas na área sexual. Não sei se gosto de homens ou mulheres. Já transei com os dois, mas sempre depois de cada relação eu fico me sentindo mal e sujo. É como se eu tivesse feito algo errado. Meu padrasto me abusou durante alguns anos e teve vezes que eu cheguei a gozar. Acho que sou um pervertido sexual, pois em alguns momentos eu até gostei. Mas acho que o sexo sempre será algo sujo para mim.

            Você se acha um pervertido sexual, mas quem era pervertido era seu padrasto que abusou de uma criança. Crianças não sabem se defender e nem se preservar desses ataques, ainda mais com uma mãe muito impotente que preferia o silêncio do que enfrentar a realidade. Você ficou sozinho e desamparado numa situação muito dolorosa e não é nenhuma surpresa hoje você ter problemas para viver a sexualidade.
            A sexualidade lhe foi imposta de maneira violenta. Quando um adulto, que deveria preservar o bem estar de um menor, impõe a sexualidade é um abuso que deveria render prisão. Bom, a lei para isso até existe, porém nem sempre funciona como deveria. A manipulação sexual de uma criança mexe com sua mente, tornando tudo confuso. Acaba dando prazer, mas junto vem a vergonha e o sentimento de ter sido violentado sem o menor respeito. Essa mistura de sensações é danosa para o bom desenvolvimento psicossexual.
            Hoje você está confuso e vive um conflito com a forma de experimentar a sexualidade. Ao mesmo tempo que deseja e quer se satisfazer também se sente culpado por achar que o que deseja é pervertido. Aliás, você nem sabe o que deseja na sexualidade porque nada pôde ser construído. O prazer, nesse caso, ficou associado com algo muito negativo e prejudicial. O que se faz necessário então é poder dissociar a sexualidade desse registro passado, criar um novo registro para a forma que vive a sexualidade, enfim, em outras palavras, precisa ressignificar como lida com a sexualidade.
            É trabalho árduo e que exigirá paciência e tolerância. Por isso mesmo não perca tempo e procure alguém que possa te ajudar a se reconstruir. A boa vida sexual é muito importante e favorável para o bem estar geral. A sua qualidade de vida atualmente está prejudicada pelas marcas do passado criadas por pessoas pervertidas e omissas. O filósofo francês Sartre dizia que mais importante do que olhar para o passado e se lastimar é poder saber o que se vai fazer com o que ocorreu no passado. Partindo dessa ideia do filósofo existencialista você deixa de ser vítima para ser autor da própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário