segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Permanecer como Crianças


            Aprendemos muito com os contos de fada e o de João e Maria tem muito a nos ensinar sobre infantilização. Na história os irmãos João e Maria são abandonados à própria sorte numa floresta, pois seus pais não tinham mais como alimentá-los. Eles então vagueiam até encontrar uma casa toda feita de doces que desperta uma tentação incontrolável. Ao comerem partes da casa uma velha aparece e os convida a entrar para desfrutar de conforto, coisa que eles se apressam em fazer. No entanto, era um estratagema da bruxa para prendê-los. A velha bruxa tencionava cozinhá-los, mas para isso precisava alimentá-los para que engordassem. Ela os prende numa gaiola e os enche de comidas fartas e adocicadas. Quando se aproximava o momento de levá-los para a panela eles usam de sua força e artimanha para empurrarem a bruxa em direção ao fogo e assim se livrarem dela.
            Chega uma hora na vida de qualquer um que é preciso saber se defender. Quando crianças somos, ou pelo menos assim deveria ser, defendidos pelos pais que cuidam de nossas necessidades e integridade. A criança não sabe se defender por si só. Conforme o tempo passa e o amadurecimento se dá a criança vai deixando a posição de precisar tanto de ajuda para encontrar o próprio caminho. Um momento ou outro um caminho errado sempre será tomado, porém usando dos próprios recursos é possível encontrar uma saída. Crescer é isso, é se responsabilizar pelo próprio rumo e criar defesas eficientes.
            A bruxa da história não quer que os irmãos cresçam, pois é muito mais fácil controlar e manipular crianças. Nesse conto a bruxa representa aqueles pais que fazem de tudo para infantilizar seus filhos e não permitirem que eles se tornem mais fortes e independentes. A independência dos filhos assusta alguns pais que, no desespero, metem os pés pelas mãos e os tratam de infantilizar. Quem está infantilizado acredita menos em si mesmo e nos recursos que dispõem e acaba sempre se sentindo vítima das circunstâncias. Torna-se impotente perante os problemas que a vida dá.
            A infantilização é nociva para o desenvolvimento e cria adultos medrosos que não sabem cuidar de seus interesses. Têm medo de tudo e tudo é complicado. Um povo feito desse tipo de pessoas nem sabe escolher bem seus governantes, pois querem sempre alguém que ocupe a posição de pai ou mãe e nunca alguém que pense realmente no que precisa ser feito. Quem se recusa crescer abraça a ignorância já que o vir a saber pertence ao mundo dos adultos. E como será que vão o nosso João e Maria internos? Crescendo ou permanecendo infantis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário