sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pergunta de Leitora - Insatisfeita


Preciso comer. Só sei disso na minha vida. Por isso mesmo estou gorda, muito gorda. Não consigo passar um momento da minha vida em paz, pensando em alguma outra coisa. Toda hora estou pensando o que vou comer. Já tentei de tudo, acupuntura, hipnose, tvp (terapia de vidas passadas) e muitos outros métodos. Nada deu certo. Odeio quando meus conhecidos acham que é só uma questão de preguiça e que eu nada faço além de comer. Tento de tudo, faço de tudo, já fiz todas as dietas possíveis, mas nada tira essa minha vontade louca de comer e exagerar na comida. Que mais posso fazer? Preciso de ajuda.

            Você sofre de compulsão alimentar, ou seja, está sempre em busca de alimentos mesmo que não seja movida pela fome ou pela necessidade de comer. O que te move é o desejo e você fica presa à repetição. Estar numa compulsão é o mesmo que se encontrar num prisão.
            A compulsão pode se dar por alimentos, por drogas, bebidas, etc. A vergonha frequentemente fica presente nas pessoas compulsivas pois elas até entendem que o que fazem causam um mal danado em suas vidas, porém não conseguem se livrar da repetição que exige satisfação que jamais é alcançada. Esse é um dos maiores problemas dos compulsivos: ele jamais fica satisfeito e sempre espera que da próxima vez a satisfação virá, o que é um engano.
            As pessoas ao redor acabam se mostrando preconceituosas e intolerantes achando que se trata apenas de uma questão de força de vontade. Quem sofre de compulsão precisa deslocar toda uma energia mental para poder banir o comportamento repetitivo. É muito fácil ficar desmotivado já que as chances de fracassos são grandes. Entretanto, é preciso que o compulsivo entenda melhor porque se repete e essa descoberta só pode ser encontrada no inconsciente.
            Você já tentou de tudo, mas o que tentou parece ter sido muito mais um paliativo, uma solução mágica do que propriamente um trabalho frutífero. Quem sabe não seja a hora de entrar em análise? Na sua análise poderá vir a descobrir porque lhe é tão imperativo procurar saciação através da comida e não da vida. Não é comida o que você quer colocar aí dentro, mas é outra coisa, muito mais pertencente a dimensão subjetiva. Quando descobrir o que está tentando trocar pela comida poderá parar de se repetir e criar uma nova maneira de viver. É um trabalho duro e que exigirá muito de você, mas que se faz necessário empreender. Que tal se libertar da prisão e viver?

Nenhum comentário:

Postar um comentário