segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Culpa do Trânsito?


            Há uma animação, muito popular, do personagem Pateta no trânsito. Neste desenho o Pateta aparece como um sujeito calmo, tranquilo e muito pacífico. Ao ver que ia pisar em formigas ele gentilmente muda seu caminho. Enfim, parece muito pacato, mas é só pegar a direção de seu carro que se transforma em um monstro insensível e perigoso. Passa a ser mal criado e impaciente colocando a si mesmo e os outros em perigo. É um desenho antigo, mas que já mostrava como no trânsito nossa agressividade é facilmente despertada.
            Muitas pessoas acreditam que o trânsito cria essa agressividade e violência, mas a verdade não é bem assim. O trânsito, por pior que este seja, não tem o poder de criar nada. Ele só desperta e exacerba algo que já existe dentro de cada um. Uma pessoa que realmente saiba lidar com sua agressividade interna não vai ficar violenta no trânsito. Os que assim ficam é porque não sabem lidar com a agressividade que sentem dentro de si.
            No início do desenho o Pateta estava começando o dia com condições muito boas. O dia estava glorioso e ensolarado e nada parecia contrariar o espírito do personagem. Mas imaginemos outro cenário. Um que já tenha começado com o dia chuvoso, molhando as roupas do Pateta e trazendo toda uma série de transtornos. Será que o Pateta iria continuar sereno diante de condições precárias? Provavelmente não. O que mostra que não é o trânsito que o tirou do sério e o transformou, mas a sua incapacidade em lidar com as frustrações, dos quais o trânsito está cheio.
            Está na hora de pararmos de culpar o que nos está externo por nossos sentimentos de ódio e ataques de violência. Se não for o trânsito será qualquer outra coisa que nos trará frustrações e propiciará o terreno para que sejamos violentos. Porém, a questão está na mente e não no cenário. Precisamos, mais do que nunca, aprendermos de fato a lidar com o que sentimos. O trânsito do jeito que está é apenas reflexo do que se passa nas nossas mentes. Se ele está violento, mal educado e perigoso é porque é assim que estamos internamente. Nossas condições mentais estão precárias. Que tal cuidarmos mais de nossas mentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário