sexta-feira, 31 de julho de 2015

Pergunta de Leitora - Prisão


Tenho 43 anos e vejo minha vida passando sem eu nada fazer. Não sei o que me acontece. Faço planos e mais planos e todos muitos interessantes, diga-se de passagem, mas nada executo. Sou boa em planejar e sonhar, mas péssima em executar. Protelo tudo, deixo tudo para depois ou quando o momento for propício, mas esse momento nunca chega. Não sei o que fazer para mudar isso. Me sinto presa sem correntes e nem barras de ferro. Tem como me ajudar?

            Podemos viver a vida de dois jeitos sendo um deles estéril e o outro bem mais produtivo e eficaz. Na maneira estéril escolhemos viver apenas através da imaginação enquanto no modo eficaz vivemos de fato, experimentando o que a vida pode nos trazer e com isso sempre aprendendo. Provavelmente você sabe qual caminho está pegando.
            É bem mais fácil e cômodo viver na imaginação. Imaginar não demanda esforço algum, é só se entregar aos devaneios. Porém, devaneios não significam realidade. Algo no fim sempre faltará que é a experiência. Possuir imaginação é bom, mas depende de como ela é usada. Se for para adiar a vida de nada serve e a imaginação passa a ser um empecilho.
            A questão importante é entender a razão de você protelar tudo. O que será que significa essa atitude? Como será que você chegou ao ponto de preferir a ilusão do que a realidade? Procurar responder essas perguntas pode te levar a uma compreensão de que atitudes e pensamentos você vem valorizando e alimentando. Você entendeu muito bem a sua prisão. Ela não é algo externo, mas interno e é justamente no seu mundo interno que você precisa se voltar para encontrar a liberdade.
            Freud foi um gênio quando construiu o conceito do inconsciente e sua influência na nossa vida. O inconsciente nunca deixa de influir sobre a maneira que vivemos e nos relacionamos. Aliás, quanto menos sabemos sobre ele mais ficamos presos à sua influência. Por isso que se conhecer é vital para quem quer se libertar. No Oráculo de Delfos na antiga Grécia existia uma frase poderosa. Conhece-te a ti mesmo. Procurar se conhecer é antigo, mas ao mesmo tempo é o que há de mais moderno e necessário. Aprenda sobre você mesma e quem sabe isso não te dará elementos para parar de protelar a vida e viver bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário