sexta-feira, 24 de julho de 2015

Pergunta de Leitora - Canto da Sereia


Tenho 25 anos e estou passando por um mau momento na minha vida. Sou lésbica e conheci pela internet um mulher mais velha de 47 anos que me encantou com as palavras. Conversamos on line por quase quatro meses e decidimos que era hora de viver junto. Como éramos de cidades diferentes eu vendi todos os meus móveis, devolvi o apartamento que eu alugava, deixei meu emprego e fui atrás do amor. No começo foi tudo as mil maravilhas. Vivíamos num conto de fadas. Ela estava desempregada, mas parecia estar procurando um trabalho. Como ela não tinha dinheiro vivíamos com aquilo que eu havia vendido. O dinheiro acabou e o amor também. Eu pagava as contas dela e as minhas, mas não durou muito. O supermercado era eu que fazia e ela não contribuía com nada. Quando meu dinheiro acabou ela começou a me maltratar, a me xingar e a me desvalorizar. Me expulsou e agora moro de favor com uma amiga. No entanto, estou sem emprego, sem dinheiro, sem amor e sem nada. Me arrependo muito de minha insensatez, fui enganada por alguém que ainda amo. Como curar o mal que ela me fez?

            Quando caímos o jeito é levantar e continuar em frente com mais atenção e cuidado. As experiências dolorosas devem servir como lição para que nos tornemos mais sábios e experientes. A cura existe, mas ela não é mágica nem milagrosa, ela se dá quando você se permite entender o que aconteceu e a se preservar dos perigos.Em outras palavras, quando você aprende a cuidar de si mesma.
            A mulher com quem você se envolveu te encantou com as palavras e essa fala sua me fez lembrar das antigas lendas das sereias que atraíam os marinheiros com seus belos cantos e quando eles já estavam entregues eram afogados. Você se entregou a uma sereia, à sedução das palavras e ficou cega para o que de fato estava acontecendo. Ela te enganava e você se colocava disponível para ser afogada. O conto de fada virou tragédia.
            O que se faz interessante e importante agora é refletir sobre a sedução do canto da sereia em você. Será que foi falta de experiência de vida ou foi movida pela carência que lhe fez acreditar que uma mulher mais velha iria te preencher? É importante saber a resposta para que não caia mais nessa armadilha, para que não se repita. O que você procurou, de fato, quando vendeu tudo e abandonou tudo para ir atrás de alguém que você mal conhecia?
            Devemos viver a vida intensamente, mas com cuidado. Podemos pular de cabeça em certas experiências contanto que saibamos com mais propriedade onde estamos pulando. Quem pula apenas por pular, sem saber onde pode cair, tem uma chance enorme de se machucar. Ainda bem que por ser jovem pode se refazer e criar mecanismos de auto-preservação mais eficientes e que te permitam viver com mais sabedoria. É levantar e continuar em frente, agora mais calejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário