sexta-feira, 17 de julho de 2015

Pergunta de Leitor - Capturados pela Sedução


Não entendo os jovens de hoje em dia que estão se juntando ao Estado Islâmico para cometerem atrocidades em nome de uma religião. Como esses jovens entram numa dessa? Eles colocam a própria vida em risco e matam milhares de inocentes em prol de uma ideia estapafúrdia. O que falta para esses jovens para abandonarem uma vida sensata, família e segurança para se tornarem terroristas? Fico assustado com tudo isso.

            As ideologias são extremamente perigosas porque são excludentes mesmo quando pregam o contrário, ou seja, a inclusão. É que os grupos sob alguma ideologia na verdade temem a diferença e por isso mesmo excluem e tornam inimigos todos àqueles que pensam e vivem diferente. Para esses grupos diferença é ameaça. Agora, o que torna esses grupos mais perigosos é que eles são intensamente sedutores, principalmente entre os mais jovens.
            Os jovens, com pouca experiência de vida, e muitas ideias de como as coisas deveriam ser acabam ficando vulneráveis a uma ideia altamente valorizada. É justamente isso que fazem os grupos ideológicos. Eles tornam uma ideia ou um pensamento grandemente idealizado como se fosse a resposta para todos os males existentes. A sedução é prejudicial porque engana e nos convida a sair da realidade. Trocamos o real pelo idealizado.
            Muitas vezes os jovens querem rapidamente dar logo um sentido à vida e nessa pressa aceitam fazer qualquer negócio. É que para não entrar em qualquer coisa é necessário pensar e isso leva tempo e demanda muito trabalho. Porém, entrar logo num grupo com ideias prontas sobre o mundo é mais fácil e oferece a oportunidade de partir só para a ação e não para refletir. Falta reflexão e sobra energia para as ações, mesmo que estas estejam direcionadas para a destruição. E se encontrar com a morte e destruição dá aos jovens a sensação de que estão valorizando a vida. Pois é, a mente é mesmo contraditória!
            Sejam movimentos islâmicos ou de qualquer religião, sejam movimentos comunistas, socialistas, neonazistas, fraternidade branca, ultraconservadores, anti isso ou anti aquilo, o que ocorre é a romantização de uma ideia já pronta e sedutora. Não vamos ajudar o mundo com apego às inúmeras ideologias, mas ao ato de pensar a vida sem se chegar a uma resposta universal. As respostas universais nos aliviam da dúvida, mas só há verdadeiro crescimento se houver espaço para dúvidas. Enquanto não tolerarmos as dúvidas os grupos de qualquer ideologia sempre serão sedutores e destrutivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário