segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Valor a Pagar


            Foi retirado do ar, recentemente, um comercial de uma empresa de táxi que dizia que se alguém achasse o psicólogo caro que pegasse um táxi e conversasse com o taxista. Assim, matava-se dois coelhos com uma só cajadada, indo para algum lugar e falando sobre a própria vida como se estivesse em psicoterapia. Como era de se esperar os psicólogos brigaram até a campanha ser retirada do ar. Bom, até que foi engraçado!
            Foi engraçado para pensarmos qual o valor que damos para a nossa vida. A verdade mesmo é que muita gente resiste em fazer terapia ou análise e apesar da questão do preço ser mencionada como um dos motivos a realidade é outra. Tem a ver com o fato de se temer se comprometer realmente com a própria vida. Convenhamos, quando falamos com um taxista (sem ofensas taxistas!), não nos comprometemos com nossas vidas num nível mais profundo.
            Então ao invés de nos comprometermos preferimos nos enganar e achar que estamos nos comprometendo. Pois é, o ser humano gosta de se enganar. Falar com um conhecido, fazer isso ou aquilo pode muito bem ser terapêutico, mas não é o mesmo que estar em psicoterapia. Há enormes diferenças. Tem gente até que diz que porque são religiosas não precisam de psicoterapia. Uma coisa é ser religioso e viver a espiritualidade de maneira digna e tranquila, outra bem diferente é aprender a cuidar da própria mente de maneira eficiente. Não que todos precisem de psicoterapia, é claro, mas quando esta se faz necessária não adianta tentar botar outra coisa no lugar.
            Que valor damos para as nossas vidas? Quem se engana é porque não dá valor algum ou se dá é bem baixo. Fazer uma psicoterapia ou análise demanda um valor, mas que ultrapassa o valor monetário, porém é o valor do comprometimento consigo mesmo. O que as pessoas temem pagar é esse valor. Enfim, se acham que procurar se entender é caro, tente então não procurar se entender. Aí sim o preço final a se pagar vai ser altíssimo. O preço vai ser a própria qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário