sexta-feira, 10 de julho de 2015

Pergunta de Leitor - As experiências de vida


Sou professor do ensino médio e uma coisa que venho observando é que desde o nascimento há crianças que são mais abertas e extrovertidas e há crianças que são bem fechadas e introvertidas. Bom, saber disso me faz pensar que a personalidade já está definida. Quem é tímido sempre será assim, pois sempre terá medo de experimentar e quem é mais aberto se dá melhor porque se entrega mais às ações. O ambiente então tem pouca influência. Não há nada que a gente possa fazer ou que a gente pode fazer é insignificante. Já está tudo determinado. O que acha disso?

            A vida das pessoas é algo tão complexo e com tantas variáveis que qualquer definição de como ela é ou como ela se dá é limitadora e até perigosa. Há uma tendência geral em encontrar respostas universais e que não tragam nenhuma dúvida. Queremos nos apegar a certeza pois não suportamos a incerteza, mas qualquer certeza será apenas um tapa-buraco e nunca uma resposta definitiva.
            Você está certo quando observa que as crianças nascem diferentes. Cada uma carrega consigo suas peculiaridades que a tornam única. Umas são mais atiradas enquanto outras são mais reservadas e é mais do que óbvio que essas características irão interferir no modo como vivem. Já há, inicialmente, uma diferença em como cada criança irá ver e reagir com o mundo. Porém, a complexidade é tanta que não dá para definir toda a vida com base em apenas uma variável.
            O ambiente, entretanto, tem muita influência sobre a vida. Somos resultado daquilo com que nascemos misturado com as experiências de vida. Estas últimas são modeladoras tanto para o bem como para o mal. O que conta mais, se é o ambiente ou aquilo que já carregamos nem importa porque para cada um a história será de determinada forma. Agora, por que será que você desconsiderou a importância do ambiente sobre a vida das pessoas?
            Geralmente quando não queremos olhar para a influência do ambiente é porque não suportamos saber que também nossas experiências são vitais e que temos uma responsabilidade muito grande em se pensar sobre o que vivemos. Quando crianças não temos recursos para se pensar muito sobre a vida e saber da nossa responsabilidade pelo nosso bem estar. Conforme vamos amadurecendo fica cada vez mais claro que somos responsáveis pela vida que vivemos e que devemos responder por muito de nossas ações ao invés de tão somente culpar algum outro fato. Aqueles que acreditam que tudo é pré-determinado biologicamente têm medo de se responsabilizar pela própria vida e experiências. Preferem jogar tudo para fora de si e assim se identificar com a posição da vítima. Afinal, tudo já foi pré-determinado, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário