segunda-feira, 1 de junho de 2015

A Roda da Fortuna


            Há no tarô de Marselha uma carta chamada a Roda da Fortuna onde aparece figuras presas a uma grande roda que gira fazendo com que ora uma figura esteja no topo da roda e outra embaixo, ora as posições sejam invertidas. Essa carta do tarô não precisa ser entendida como algo místico e trazendo significados esotéricos e ocultos, mas pode muito bem ser compreendida com base em algo muito mais realista e próximo de nós. De forma geral somos como essas figuras presas à roda e entender isso pode nos fornecer uma perspectiva mais acurada da vida.
            Se estamos presos a uma roda que gira isso implica em que haverá momentos em que estaremos por cima, ou seja, bem e confortáveis, mas também haverá momentos em que estaremos por baixo e com sentimentos desagradáveis. A verdade é que estamos sempre girando. Nunca ficamos parados numa única posição e saber tolerar “esses giros” e ter paciência são fundamentais para poder se viver bem. A nossa mente precisa desenvolver tolerância para todas as posições em que nos encontramos.
            O maior problema de quando estamos em um mau momento em nossas vidas é que tendemos a nos identificar tanto com o que nos causa desprazer que ficamos desesperados e deixamos de enxergar a realidade. Acreditamos, nesse desespero, que tudo que é ruim é algo que será para sempre e que jamais passará. Isso é verdadeiramente enlouquecedor e nos faz crer que estaremos para sempre presos à uma eterna noite escura e assustadora. Nossos temores, nesses momentos, tomam uma proporção irreal em termos lógicos e racionais, mas sentimos que nossos terrores nos dominam e destroem tudo que há de bom. Só que nem sempre o que sentimos é necessariamente verdadeiro e saber diferenciar é vital.
            Quem não aprendeu a se distanciar do que sente fica sempre preso às piores fantasias que podem existir. Agora, dar um passo para longe dessa roda para melhor avaliar o que realmente acontece, para poder adquirir uma visão panorâmica da nossa vida, é o melhor recurso que podemos dispor porque nos mostra que nunca ficamos apenas numa única posição, mas que esta pode mudar para outra mais favorável. Quando a gente consegue enxergar que a roda gira e que teremos muitos momentos tanto bons quanto ruins, ficamos mais tranquilos quando algo mau nos ocorre já que saberemos que momentos passam e não são sentenças definitivas. Isso é ser realista e também mais humano. Ao entendermos a roda da vida passaremos a aproveitar tudo que existe de bom e também a tolerar o que há de mau. Saberemos que não somos donos de nada e que nada controlamos. Somos apenas humanos e precisamos aprender a viver todos os altos e baixos que a vida nos dá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário