sexta-feira, 5 de junho de 2015

Pergunta de Leitor - Fantasmas


Tenho 32 anos e sempre trabalhei na minha vida. Sempre tive bons empregos e ganhei bem. Sou casado e agora perdi meu emprego. Nunca me senti tão mal em toda a minha vida, verdadeiramente impotente. Minha mulher me dá apoio, mas tem hora que fica brava e me sinto tão mal. Ela diz que nunca fiquei assim, nem mesmo quando quase nos separamos. Ela diz que eu valorizo mais o trabalho do que ela. A verdade é que não me sinto com valor agora e não sei bem o que fazer. Estou procurando emprego, mas perdi muito da minha coragem de antes. Acho que estou ficando deprimido e eu achei que essas coisas era tudo frescura e que não existia. O que posso fazer?

            Depressão é coisa séria e exige muita atenção. O estado depressivo contamina a mente que passa a ver a vida e a lidar com esta de uma forma muito negativa. O mundo fica sem cor e a pessoa sem esperanças. Depressão é um ódio à realidade. Ficar assim não é mais viver, mas é uma sobrevivência muito empobrecida e perceber que pode entrar numa depressão é bom, pois permite mudar a rota e procurar por outros caminhos mais favoráveis.
            Perder o emprego é para os homens uma das maiores e mais influentes causas de depressão. Isso ocorre porque os homens se identificam muito com o trabalho e quando ele vai bem se sentem potentes e valorizados, mas se vai mal a autoestima vai para o brejo. Não que o mesmo não aconteça com as mulheres, mas elas, sabiamente, sabem separar com bem melhor distinção o seu valor e o do trabalho. A educação sentimental, nesse sentido, é bem melhor para as mulheres, pois os homens são geralmente educados para serem apenas força, bem como jamais mostrarem nenhum sinal que pode ser interpretado como fraqueza e vulnerabilidade.
            Com tanta pressão assim para ser o super homem não é a toa que os homens vivem uma pressão que não sabem como lidar. Alguns se deprimem, outros bebem, outros se tornam agressivos e arredios, mas são todas formas ineficientes de se lidar com os problemas. Que tal se em vez de se auto desvalorizar você usar este momento para repensar a sua vida? Buscar não só um novo emprego, mas também uma nova maneira de se ver? Faça dessa experiência uma coisa boa, porém para isso vai ser exigido muito trabalho interno.
            O melhor que tem a fazer é procurar por alguém que te ajude a pensar sobre essas experiências. Você reconhece que vem enfrentando um problema e isso é bastante positivo. A pior coisa é alguém negar que precisa de ajuda. Necessita agora dar um passo além e aprender mais sobre si mesmo. A verdadeira impotência, e essa sim devemos nos livrar, é quando não buscamos nos ajudar. Um homem potente é aquele que leva os inevitáveis tombos da vida, mas que procura sempre se levantar, ou seja, que enfrenta até mesmo o fantasma da impotência para se sair mais fortalecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário