sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pergunta de Leitora - Preparação


Quando vejo o noticiário fico horrorizada. É tanta coisa ruim acontecendo que não dá nem para falar. Tenho uma filha de 13 anos e fico com muito medo do futuro dela. As meninas hoje em dia começam a vida sexual cada vez mais cedo. Tenho medo disso. Não quero que isso se repita com minha filha e quero proteger ela de qualquer erro que venha a se arrepender. Não deixo ela ver nada que tenha sexo na TV e na internet, pois fico sempre em cima dela. Quero que a sexualidade seja algo normal para ela e não forçado. Minha irmã diz que eu exagero, o que acha? Ando muito preocupada.

            O que mais me chamou atenção em seu email foi a sua frase “não quero que isso se repita com ela”. Repetir significa que isso já aconteceu antes. De quem você está falando? De uma experiência sua ou falou de forma geral? Sua intensa preocupação deixa tudo confuso e sem saber de quem o do que está se referindo e isso, provavelmente, deve confundir a sua filha também.
            Consigo entender a sua preocupação com o futuro de sua filha, mas o que fica difícil compreender é o excesso de preocupação que se transformou em medo e até certeza de que algo muito ruim está por vir. Preocupações permeiam toda mãe, mas essa quase certeza de algo ruim e essa tentativa de controle sobre o que sua filha vai viver parece muito mais coisa da sua fantasia, ou seja, está mais na sua mente do que na realidade.
       Você não vai conseguir proteger sua filha controlando obssessivamente o que ela vê ou deixa de ver. Isso, aliás, pode até piorar a situação, pois é um fato que nos sentimos atraídos por conhecer aquilo que é tão proibido e criticado. Você pode protegê-la até um certo ponto, depois disso se torna impossível, já que o mundo é grande demais e sua filha nem sempre ficará sob o seu controle. A melhor proteção que os pais podem dar aos filhos é a educação, é prepará-los para o mundo que enfrentarão. Dar educação a sua filha e sempre conversar com ela sobre a vida está dentro das suas possibilidades
Não temos meios de controlar como tudo vai ser e aceitar isso pode nos trazer paz. O mundo parece ser assustador demais para você e você está tentando, de todas as maneiras, passar esse medo para a sua filha como se isso fosse preservá-la da vida. Isso é um mau negócio pois apresenta para ela que o melhor recurso para se viver a vida é o medo e não a preparação. Você vai precisar aprender a lidar com suas angústias de forma mais eficiente e confiar que sua filha será esperta o suficiente para enfrentar o que tiver que ser enfrentado. Mais do que isso é prepará-la para o medo e não para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário