segunda-feira, 4 de maio de 2015

Aplicativos para Viver


            Que a tecnologia veio para ficar e facilitar nossa vida é algo bastante favorável. Muitas coisas boas a tecnologia trouxe deixando-nos mais confortáveis e nos poupando tempo para que melhor aproveitássemos nosso dia. É impensável um mundo sem tecnologia e sem todo o progresso na melhora da qualidade de vida que temos hoje comparada com o passado. O desenvolvimento da tecnologia demonstra um lado humano construtivo e promissor. Entretanto, evidencia também o quanto nos falta uma maior capacidade de interiorização e nos percebermos.
            Essa falta de contato conosco mesmo e com nossas reais necessidades pode ser vista no alto número de aplicativos para baixarmos que nos ensinam, ou ao menos tem a pretensão de nos ensinar, como devemos viver. Há aplicativos que nos lembram de beber água, como se não tivéssemos um controle orgânico interno para isso. Outros nos mostram o que devemos e quando devemos comer, como se dentro de nós não pudéssemos mais confiar na fome que sentimos. Há aplicativos que dizem quando devemos dormir e acordar para se ter um bom sono e há até aplicativos que nos lembram quando devemos namorar com nossos pares e quanto tempo devemos gastar nisso!
            Fica bastante evidente que não temos muito contato conosco. Não confiamos em nós para saber do que realmente precisamos e quando precisamos. Isso nos mostra que há que se desenvolver uma relação mais produtiva com nossas mentes e corpos. Em outras palavras, necessitamos conhecer melhor a nós mesmos. Para o ser humano sempre faltou progredir nessa “tecnologia interna” de auto percepção.
            Temos enormes dificuldades em estabelecer um processo de interiorização já que este implica num trabalho que é pensar sobre si mesmo. Os aplicativos mencionados acima fazem sucesso justamente porque nos evitam o trabalho de ter que pensar e desenvolver recursos internos que nos possibilitem como aproveitar a vida de maneira eficiente. Apesar disso continuamos insatisfeitos porque não são aplicativos externos que realmente nos faltam, mas recursos internos frutos de um crescimento. E ninguém, nem mesmo a tecnologia, pode substituir esse trabalho individual que é criar a si próprio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário