sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pergunta de Leitora - Mudanças e Inseguranças


Algo muito triste me aconteceu. Tenho 26 anos e terminei a faculdade há dois anos. Tinha uma amiga que era super próxima de mim e eu dela e com o fim da faculdade prometemos sempre manter contato e a amizade. Moramos quase 700 km de distância uma da outra e fica difícil manter contato frequente. Só que eu percebi que ela está mudada. Quando nos encontramos pela ultima vez há duas semanas parece que eu não a reconheci. Parecia ser uma estranha para mim e até mesmo a conversa que entre nós fluía naturalmente ficou meio que travada. As idéias dela também me ficaram estranhas. Será que isso é natural, esse distanciamento? Fico assustada com essas mudanças e não sei mais quem ela é. Me sinto perdida e sem chão. Parece bobo fazer uma tempestade num copo d’água, mas ela era um ponto de referencia para mim e agora ela se tornou uma estranha.


            As pessoas estão em constante processo de mudança, ninguém fica igual. Mudanças não são necessariamente ruins, mas o que acontece é que mudar traz incertezas, pois o desconhecido sempre causa insegurança. Há uma tendência em nós para ignorar as mudanças como forma de se resguardar do sentimento de insegurança e de uma nova adaptação. Mudança exige adaptação, ou seja, trabalho mental.
            O que te assustou e te deixou sem chão não foi a sua amiga em si, mas o sentimento de insegurança que foi despertado em você. Provavelmente quando você foi encontrá-la você tinha criado toda uma expectativa desse encontro, expectativas baseadas naquilo que você já conhecia e sabia dela. Entretanto, quando se deparou com a realidade de que o tempo passa e as mudanças ocorrem suas expectativas foram frustradas e te deixaram insegura, pois o conhecido não existia mais e exigia uma nova adaptação.
            Porém, podemos pensar que não tenha sido só sua amiga que mudou. Você também deve ter mudado, mas não percebeu.  Ao fim de uma faculdade e ao começo de uma vida nova muitas coisas mudam mesmo e é irreal pensar que nada mudará. A questão, então, passa a ser você aprender a aceitar as mudanças, tanto as suas quanto as dos outros. Quando acolher a ideia de que mudar pode ser natural não ficará tão insegura perante o desconhecido.
            Conforme o tempo passa e as mudanças ocorrem muitas amizades que antes tinham todo um significado vão se apagando, outras se tornam ainda mais fortes. Isso acontece e se trata de um processo natural que está além do nosso controle. Alguns relacionamentos são para sempre, outros têm significado apenas no passado. Não sei o que acontecerá com vocês duas, mas seja o que for viva de coração aberto e acolha as experiências de vida para aprender e crescer. Desejar que tudo seja imutável só traz infelicidade porque não está na dimensão do possível e só podemos estar felizes quando lidamos com o possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário