segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sem Realidade


            Andando um dia desses no calçadão de Londrina vi um homem falando ao um microfone ligado a uma caixa de som seu entendimento sobre a bíblia. Bom, para sermos mais honestos discursando seu desentendimento sobre aquilo que leu ou foi lido para ele. A ignorância é algo sério e que pode causar muito mal, pois a ignorância é sempre destrutiva.
            No discurso ele conclamava todos a condenarem os adúlteros e homossexuais à morte entre inúmeras outras besteiras desse quilate, pois segundo ele essa é a lei bíblica e quem não age desta maneira está condenado ao fogo do inferno. Esse homem, provavelmente, tem um intenso funcionamento psicótico que é quando uma pessoa perde o contato com a realidade. Quantas pessoas escondidas sob as palavras religiosas não estão se comportando de forma psicótica? Não só religiosos, mas qualquer discurso que demonstre certo fanatismo geralmente tem como fonte uma falta de contato com a realidade.
            O funcionamento da psicose leva a um desentendimento da realidade. Para essas pessoas o que é real é descartado e só passa a existir um pensamento intensamente investido que se torna internamente como um dogma, ou seja, uma verdade inquestionável. Só que esses pensamentos não são verdadeiramente pensamentos, coisas que puderam ser pensadas e elaboradas. Eles não foram pensados, foram agarrados e alguém agarrado a uma dada ideia fixa pode se tornar perigoso já que não aceita a diferença e nada que o contradiga. Claro que nem todos os psicóticos oferecem perigo, mas a loucura que se crê dona da verdade é algo perigoso.
            Esse homem discursando no calçadão, no momento que passei por ele, não estava sendo ouvido por ninguém. As pessoas continuavam seu caminho sem nem ligar para o que ele dizia, mas fico imaginando o estrago que poderia ser se uma pessoa sem muito contato com a realidade passar por ele e tomar suas palavras como verdades. O desentendimento para com a realidade pode ser extremamente danoso para toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário