sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pergunta de Leitora - Nó em Fumaça


Não acredito na vida. Imagino uma vida que não é a minha, mas que é muito melhor. Gosto de me perder na minha mente e nas coisas que ela cria e não suporto quando tenho que acordar. Não tenho nada na vida que vale a pena. Leio muito a bíblia e tento tirar dela todas as lições que preciso para viver bem, mesmo assim a minha imaginação é sempre mais forte. Queria imaginar, imaginar e imaginar, mas não viver de verdade ou só queria viver através da minha imaginação. Queria que minha história fosse épica como a dos personagens bíblicos. Meus sentimentos são confusos, a vida me é confusa. Quero, mas não quero. Desejo, mas não desejo. O que é viver afinal? Me apaixono ou não? Caso ou não caso? Tenho um filho ou não tenho? Para mim tudo parece muito confuso. Sou muito reflexiva e penso demais, mas acho que isso é até bom.

            Você conhece a estória de Onan do antigo testamento? Onan praticava o coito interrompido com sua mulher para jamais fecundá-la e assim não produzir um herdeiro e manter junto de si a herança. Deus ofendido tirou a sua vida. Algumas mentes limitadas entendem essa estória como uma proibição da contracepção e condenação da masturbação, porém o significado é mais sutil e tem a ver com o desperdício do que temos de mais valioso.
            É assim que você age consigo. É uma onanista, ou seja, desperdiça a si mesma com coisas e pseudo-pensamentos que jamais te levarão a lugar algum. Você usa sua imaginação não para crescer e evoluir, mas para se prender ainda mais. Acha que está sendo inteligente ou filosófica levantando tantas questões, mas está na verdade chovendo no molhado.
            No antigo testamento Deus ofendeu-se com Onan por ele desperdiçar sua riqueza em algo que jamais daria fruto e sua punição foi a perda da vida. É isso que te acontece. Você cultiva uma mente que jamais cria algo e nisso perde a vida. Isso só mudará no momento que fecundar a própria vida, mas isso requer coragem. Você não quer usar sua mente para te permitir viver, mas quer guardá-la para si apenas para alucinar. Desperdiçou aqui fazer uma pergunta real e quem sabe aprender com o que eu pudesse te responder. Mas entendo também que essa é a única maneira que você consegue se comunicar consigo e com os outros.
            Insistir em viver a vida através da imaginação é o mesmo que querer dar nó em fumaça. Não dá certo. Quando vivemos atrás dos muros das defesas não temos tempo e nem disponibilidade para sair no campo e plantar. Por isso mesmo não haverá frutos a colher, afinal alucinações não têm como produzir frutos verdadeiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário