sexta-feira, 17 de abril de 2015

Pergunta de Leitora - Nem tudo é preto e branco


Estou noiva de um homem muito bom. Estamos vivendo juntos há cinco anos e antes de marcarmos casamento ele quis me contar algo de sua vida anterior. Ele me disse que uma vez teve relação sexual com outro homem. Isso já faz anos e aconteceu quando ele estava na faculdade. Depois dessa vez nada mais aconteceu. Ele chegou a pensar que talvez fosse gay, mas como nunca mais teve vontade de ficar com outro homem e nem desejava outro corpo masculino ficou mais tranquilo em relação a sua heterossexualidade. No entanto fico me perguntando se um homem que já se deitou com outro não é gay? Se ele não fosse gay ele não se deitaria com outro, não é mesmo? Não sei o que pensar.

A orientação sexual não é algo tão bem definido quanto gostamos de imaginar. Ela permite várias zonas e possui grande número de nuances de modo que é mais do que natural que exista confusões. As pessoas temem as confusões e querem acreditar e fazer da sexualidade algo muito bem delimitado para não existir nem sombra de dúvida. É essa pseudo certeza que leva ao preconceito e à falta de compreensão gerando muita confusão.
Não existe alguém cem por cento heterossexual ou homossexual, mas existe orientações e nessas orientações há vários graus de possibilidades. Em outras palavras, o terreno da sexualidade permite variadas transições e qualquer tentativa de definição é ilusória bem como perigosa. É claro que existem pessoas orientadas para a heterossexualidade e outras para a homossexualidade, porém há também aqueles que já chegaram a experimentar outras orientações sem contudo definir que será sempre assim.
É plenamente possível um homem ou uma mulher viver uma relação de orientação homossexual para depois viver outra heterossexual. Ou vice versa. Obviamente não posso afirmar qual o caso do seu noivo, mas o fato de ter transado com outro homem não o faz, necessariamente, homossexual. Compreender mais a nossa sexualidade permite não haver preconceitos e não dá espaço para existência de alguns tabus infrutíferos.
Você convive há anos com seu noivo e você pode conversar com ele sobre essas questões que te aflige. Se ele se abriu a ponto de contar algo que para muitos soaria como comprometedor é porque foi honesto e sincero e demonstrou confiança nesse relacionamento, não se escondeu e nem mentiu e isso é algo a ser levado em consideração. Quem sabe esse momento não seja uma ótima oportunidade para você quebrar alguns tabus internos e conversar com ele sem pré-julgamentos?  Nem tudo na vida é preto no branco, há também varias cores para aqueles que se permitem enxergar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário