segunda-feira, 13 de abril de 2015

Falso Moralismo


            É bastante comum encontrar em jornais e na televisão notícias relatando casos de violências exacerbadas. Assaltos seguidos de truculência ou simplesmente atos de inexplicável agressividade acabamos ficando chocados e sem entender o que acontece. Como o ser humano tem uma tendência em encontrar explicações, muitas vezes terminam por incorrer em explicações superficiais e cheias de falso moralismo. Uma delas é querer explicar toda ou a maior parte da violência existente como consequência do uso de drogas ilícitas.
            As drogas são um problema sério e seus malefícios são certamente bastante destrutivos. Muitas vidas e muitas famílias são destruídas por causa das drogas. O usuário de drogas começa o uso delas acreditando que é apenas uma “diversão”, algo que podem parar assim que desejarem, porém o vício vai se instalando e a falsa diversão se transforma em aprisionamento. O viciado procura no uso das drogas uma experiência interna que não se sente capaz de possuir sem o uso de alguma substância química. Como é esperado, tanto o seu corpo como a sua mente ficam destruídos e, em alguns tristes casos, sem a menor possibilidade de se recuperar. Entretanto, culpabilizar apenas as drogas pela violência não é verdadeiro.
            As drogas, apesar de afetarem a mente, não são mágicas e não criam coisas que não existem. Elas podem apenas intensificar aquilo que já existe. Se não fosse assim qualquer um que fizesse uso de drogas sairia por aí matando e praticando atos de selvageria, mas isso não é o que acontece. Há pessoas que fazem uso até que intenso das drogas e não praticam violência a não ser consigo mesmas. Outros, quando usam drogas, tornam-se bestas violentas e um perigo para a sociedade. Que fique claro que as drogas são altamente nocivas à vida, só que não dá para usar as drogas como explicação para tudo o que de mau ocorre por aí.
            O falso moralismo procura sempre por culpados. As drogas foram eleitas como bode expiatório de tudo de ruim que acontece. É muito mais complicado compreender que a violência desmedida e que tanto nos deixa atônitos tem várias razões e não pode ser explicada de forma tão simplória. Queremos achar uma resposta fácil para as coisas que nos desagradam e as drogas é uma dessas respostas, mas se trata apenas de um vértice de um problema que tem muitos outros. Um deles e que não é bem aceito é que a violência é inerente à nossa natureza. Somos naturalmente violentos, porém isso desagrada aqueles que pensam que todos somos seres maravilhosos e inocentes. Infelizmente não é assim.
            Então o que faz com que algumas pessoas recorram ao uso da violência e outras não? Bem, não há uma explicação generalizada, porém uma delas que a psicanálise nos mostra tem relação com a capacidade de cada um desenvolver uma contenção para seus impulsos. Essa contenção é uma instância psíquica que permite que pensemos nossos impulsos em vez de simplesmente os atuarmos. Em vez de reagir pensa-se e avalia-se o que é de fato melhor para todos e para si próprio. Essa instância se faz possível através das relações de qualidade, da educação sentimental, dos bons exemplos e do quanto de tolerância à frustração é possível existir. Dependendo de tantos ingredientes assim é muito fácil as coisas darem errado e essa instância não ser consolidada. No entanto, também não é impossível criar condições de vida melhores, mas para isso se faz necessário se livrar do falso moralismo e das explicações fáceis e superficiais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário