sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Pergunta de Leitora - Chover no Molhado


Meu namorado não quer crescer. Temos já dois anos de namoro, mas ele se porta ainda como um adolescente. Tenho 26 anos e não dependo mais de mãe e pai, mas ele ainda é dependente e não só financeiramente. Ele precisa dos pais para tudo na vida, até para comprar a própria cueca. Amo muito ele e quero que essa situação mude, mas não sei como fazer isso. O que posso fazer para ajudá-lo a crescer e se tornar um homem? Por que será que ele não quer crescer? Só quero ter uma vida mais adulta. Será que ele quer uma mãe no lugar de uma namorada?

            Você tem muitas perguntas em relação ao seu namorado, mas poucas perguntas em relação a você mesma. Você está mais a pensar sobre o modo de funcionamento do seu namorado do que o seu modo de funcionamento. Quer indagar sobre questões que somente ele poderia responder e enquanto continuar nessa posição se impede de ter uma visão mais abrangente do que enfrenta.
            Se ele quer ou não crescer, se ele quer uma mãe no lugar de uma mulher são questões que não cabem a você responder. Até mesmo desejar que essa situação mude não é da sua alçada. Só podemos lidar com o possível e querer controlar ou mudar outra pessoa não está dentro de nossas possibilidades. Insistir nisso é chover no molhado, ou seja, é uma ação inútil.
            A pergunta que deveria estar com você não é sobre como ele vive, porém como você vem vivendo. Por que uma moça independente como você quer ficar com um rapaz que se porta desse jeito? O que nele te atrai tanto? Por que faz uma cruzada pessoal para mudá-lo? A resposta pode indicar que você não seja tão independente quanto pensa, pois parece ficar presa a ele mesmo quando não o admira. Decifrar o porquê disso se faz importante.
            Você não tem poderes para decidir sobre a vida do seu namorado e sobre o que ele vai fazer com ela, mas pode decidir sobre a sua. Em vez de desperdiçar energia tentando resolver algo que você não pode que tal devotar energias para descobrir suas razões para ter entrado e permanecido nessa situação? Se ele não quer crescer não há nada que você possa fazer para ajudá-lo, mas há muito a ser feito para você se ajudar a viver uma vida adulta. A questão que fica é: o que será que você está fazendo consigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário