sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pergunta de Leitora - Permanecendo na solidão


Preciso fazer uma pergunta. Sou casada há mais de um ano e tenho a sensação de que estou sempre sozinha. Meu marido é atencioso, está sempre comigo, mas mesmo assim me sinto solitária. Não sei por que isso acontece. Achei que casando essa minha sensação, que já sentia antes, fosse embora, mas não foi. Parece que nada me satisfaz a ponto de não mais me sentir solitária. Meu marido fica assustado comigo e não sabe o que fazer para me ajudar a me sentir diferente. Não quero que ele se sinta mal ou culpado, mas eu mesma não sei o que acontece e o que fazer. Tem alguma coisa que o senhor possa me dizer?

            Há vários tipos de sentimento de solidão. Nem todos são iguais. No seu caso você fala do sentimento de solidão que vive no seu relacionamento com seu marido e percebe que não era para se sentir assim, já que ele se faz presente na sua vida e se preocupa com seu bem estar. Esse sentimento não é algo real externo, mas encontra-se no real interno, ou seja, só vai entendê-lo ao procurar dentro de si mesma.
            Antes mesmo do casamento você se sentia solitária, porém não deu suficiente atenção a esse sentimento, considerando-o que era pelo fato de não estar casada e que assim que casasse este mesmo sentimento iria embora. Entretanto, não foi assim que funcionou e esse sentimento permaneceu mesmo não havendo razão para tal. Quem crê que o casamento vai mudar todo o nosso mundo interno se frustra, pois o casamento não serve para isso. Por um tempo pode até mascarar o que sentimos mais internamente, mas depois o que é nosso sempre retorna.
            Fica difícil falar da natureza do seu sentimento de solidão sem maiores informações, mesmo assim arrisco a hipótese de que esse sentimento nasce da expectativa que você cria no relacionamento que vive. Será que você espera que o relacionamento com seu marido venha a lhe trazer satisfação total? Que irá suprir todas as faltas que existe em você? Como isso não acontece, aliás em nenhum relacionamento isso ocorre, você se sente sozinha, meio que abandonada, dando-lhe a sensação de que está só.
            Estar bem consigo significa desejar o possível. Quem deseja o impossível acaba sempre na frustração. Provavelmente você deseja uma união impossível, uma união que venha a ser totalmente satisfatória, algo que só pode existir na imaginação. Se for este o caso você só ficará bem quando abandonar o desejo impossível e aceitar os limites da vida humana. Uma análise lhe seria proveitosa neste momento, pois falar da sua situação pode iluminar o porque se encontra desejando o impossível e se impedindo de viver plenamente. Uma boa análise poderá significar o seu sentimento e isso pode te levar a reescrever a forma que você se relaciona consigo e com os outros. Que tal usar a sua angústia para se autoconhecer?

Um comentário:

  1. Querido amigo!
    A solidão não inexiste quando estamos companhados, seja de quem for,Ela é só nossa , de cada um em particular.Acho, na minha ignorância , porque não sou profissional nesse assunto,que é a própria sociedade que nos incute o ser "em mais de um."Para conforto,procriação,companheirismo, interesse, seja qual for o motivo.No dia em que nos olharmos dentro de nós mesmos e nos sentirmos capazes de sermos só nós.seremos felizes.Esse estereótipo mal feito e mal mantido de família,casamento, emprego,sociedade, vizinhança, maternidade, paternidade,religião, política ,sempre com um fundo de interesse por trás, seja ele qual for é que nos faz vivermos nessa eterna dúvida.O dia em que sairmos dessas caixinhas, desses nichos ,seremos nós mesmos .E aí então ,nós veremos o que queremos de nossas vidas,Se é voar com as nossas asas.ou planar ao lado dos outros.

    ResponderExcluir