segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Estado de Espírito


            Ser provocado nunca é algo agradável, mas por que algumas pessoas reagem à provocações de forma a nem a levarem em consideração e outras reagem de uma maneira bastante intensa e até mesmo violenta? O que acarreta, quando a provocação é a mesma, respostas tão diferentes? O que muda, nesses casos, é o estado de espírito de quem recebe a provocação.
            Um bom estado de espírito é quando nos encontramos bem, quando há presente o sentimento de segurança e uma boa auto-estima. Quando essa condição ocorre é difícil que algo venha a nos tirar do sério. A provocação pode ser entendida como tal e como um ato de pequenez do outro e só vai suscitar um dar de ombros. Quem está bem pode até rir quando provocado e não leva isso para o lado pessoal. Não vai carregar injúrias e nem se sentir humilhado. Um bom estado de espírito não entra no jogo da provocação, pois quem está bem consegue pensar e ao fazer uso dos pensamentos se torna bem mais forte.
            Agora, um mau estado de espírito tem a ver com não estar bem consigo próprio. Uma pessoa possuidora de uma baixa auto-estima é alguém insegura e que ao ser provocada vai tomar isso num nível pessoal e por consequência se sentirá humilhada. Nestas condições fica fácil sair do sério, perder as estribeiras e nem perceber que está entrando num jogo bastante prejudicial. Levar as atitudes dos outros, principalmente as provocações, tão a sério e pessoalmente só abre espaço para sentimentos de menos valia. Dá para entender que desenvolver um bom estado de espírito é essencial para se viver bem.
            Não significa, entretanto, que algumas determinadas provocações não mereçam uma resposta à altura, porém o problema passa a ser quando na resposta só há violência. Responder à altura significa pensar no que se vai fazer e não simplesmente reagir. É difícil de conseguir, pois a primeira coisa que queremos fazer quando provocados é reagir, mas se portar deste jeito nunca traz resultados positivos. Para não cairmos em provocações é preciso obter um bom estado de espírito e este é conquistado através do auto-conhecimento. Um bom estado de espírito não vem gratuitamente, mas apenas à medida que criamos condições propícias para ele. É um trabalho individual e que exige muita maturidade, mas que é vital para aprendermos a viver com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário