quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Pergunta de Leitora - Encarando a Verdade


Meu namorado está passando por momentos delicados e difíceis. Está desempregado e se sentindo por baixo. Seus irmãos estão bem de vida e ele está sentindo que está ficando para trás. Sua autoestima está péssima e nada do que eu falo ajuda. Ele está bebendo muito, demais, e isso vem prejudicando-o. Os pais deles já se ofereceram para ajudá-lo da forma que for. Eles até falaram em pagar uma terapia para ele, coisa que ele se recusa. Ele acha que terapia nada adianta e é só para quem não tem nada o que fazer. É frescura, nas palavras dele. Não sei mais como ajudá-lo, só sei que não dá para ficar nesta situação, que me deixa muito mal, penso seriamente em desistir. Como posso fazer com que ele veja que precisa se tratar? Como posso levar ele ao tratamento? Estou perdida, torço para que você responda a minha pergunta.

            Entrar em psicoterapia nunca é um processo fácil, pois costuma levantar muitas resistências. Todo analisando chega à sua terapia resistente, pois teme o que pode encontrar e descobrir sobre si mesmo.  O desconhecido desperta angústias. Entretanto, quando há reconhecimento de que a vida fica prejudicada demais as resistências são mais facilmente enfrentadas e trabalhadas. Seu namorado deve estar negando os prejuízos que está experimentando e com isso decide por não se tratar.
            A situação dele só vai se alterar quando ele mudar seu ponto de vista sobre o que lhe acontece. Hoje, provavelmente, ele se sente vítima das circunstâncias e de que não tem nenhuma responsabilidade sobre a vida que vive. Encontra compensações no alcoolismo que nada mais é do que fugir ter que pensar sobre sua condição. A possibilidade de uma psicoterapia é ameaçadora para ele, pois ameaça a posição de passividade em que se encontra e se agarra.
            Comumente muitas pessoas que necessitam de psicoterapia jamais farão uso dela, pois sempre viverão usando de mecanismos de defesas como a negação para fabricarem uma fábula de que não precisam nada mudar em suas vidas. Viver através de mecanismos de defesas é altamente empobrecedor porque quem vive assim, ou seja, com resistências, se impede de tomar consciência sobre as responsabilidades que tem perante a própria vida.
            O desejo pela mudança tem que partir dele e não há como você desejar por ele. Ninguém tem o poder de desejar pelo outro. O único recurso que você tem a disposição é a verdade. Falar com ele sobre como se sente diante disso tudo poderá, talvez, plantar uma semente nele, mas lembre-se de que você só pode plantar uma semente, porém cultivar o terreno é da responsabilidade dele. Seu namorado se esquiva da verdade, portanto, você não deve entrar nesse jogo e satisfazê-lo. A verdade nesse caso pode até ser que o relacionamento de vocês fique ameaçado caso algo não mude. Se ele não se propõe a mudar de fato, resta apenas você mesma mudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário