segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Saber o que valorizar


            Com o fim do ano é mais do que esperado que muitos se sintam mal consigo mesmos. Que final de ano não é assim? O tão terrível hábito de se fazer um balanço é prejudicial. Assim é, porque na verdade as pessoas não sabem fazer um balanço justo e verdadeiro sobre si próprias e na maior parte das vezes quando alguém faz um balanço o que impera em suas mentes são auto cobrança e auto crueldade. O resultado é a pessoa terminar se sentindo pior.
            Como diz o antigo ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”, muitos tendem a olhar para a vida dos outros e se compararem. Nada de bom pode vir da comparação. Aliás, na verdade, não há como nos compararmos com outras pessoas, que têm histórias de vida diferentes e experiências distintas. Só podemos mesmo no comparar conosco, com nossas evoluções, com nossos passos diários. Outro erro que muitos cometem é achar que evolução pessoal tem que ser algo de enorme repercussão e desvalorizam algo muito mais precioso que são as pequenas vitórias do cotidiano. Uma vida é feita de pequenos passos e eles são de vital importância para uma vida estruturada.
            Outro ponto ainda que também mina o fim e começo de ano de muita gente é fazerem metas impossíveis de serem realizadas. Quando planejamos coisas para nossas vidas devemos, antes de tudo, ser realistas, porque quem não é fica meio caminho andado para a infelicidade e ao chegar o fim de ano terminam por se sentir fracassada. Estabelecer para si mesmo um objetivo impossível é um meio de a pessoa fugir da realidade e se agarrar à ilusão, ou seja, não tem como acabar bem.
            Comparar-se com outros, depreciar os próprios passos e evitar a realidade são atitudes que em nada nos enriquecem e em tudo nos diminuem a autoestima. De forma geral, valorizamos ações que nos empobrecem e até adoecem. Entretanto, se aprendermos com essas experiências poderemos transformar a maneira que lidamos com nossas vidas e poderemos ser muito mais humanos, generosos e realistas conosco e com os outros. Sai ano e entra ano e muitos deixam de aprender o que devemos de fato valorizar e a consequência é que se não sabemos valorizar o que importa, no final sempre vamos nos sentir mal. 


Agradeço a todos os leitores que participaram deste blog neste ano, seja contando suas dores, compartilhando suas ideias ou fazendo sugestões. Entro de férias e retorno, aqui, dia 09 de janeiro do próximo ano. Aproveito para desejar a todos um fim de ano com muitas felicidades e um começo de ano com inúmeras e surpreendentes transformações. Tudo que precisamos para estar bem está dentro de nós, apenas precisamos torná-lo mais acessível. Um maravilhoso processo de transformação para cada um e que cada um empreenda esse caminho que é se tornar você mesmo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário