sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Pergunta de Leitora - Estrada


É possível viver sem mentir? Pergunto isso porque sou mãe e venho ensinando meus filhos que mentir é feio e que é errado e até pecado, só que uma vez ou outra eles me pegam mentindo sobre algo. Claro que minto sobre coisas pequenas e que não tem grandes problemas, mas mesmo assim quando eles me chamam atenção para isso, para as minhas mentiras me sinto sem ação. Não sei o que responder, o que fazer. Fico me perguntando se é possível viver sem mentir e como educar meus filhos da melhor forma.

            Educar os filhos é para você algo que lhe traz ansiedades. Também pudera, pois educar crianças é algo complexo, no entanto não precisa ser tão complicado assim e isso vai depender muito da forma que você se posiciona perante seus filhos. Será que você consegue se sentir confortável com as indagações deles?
            Parece que quando você não sabe o que fazer você se apega ao moralismo para dar respostas. Isso é o mesmo que agarrar respostas prontas e nem sempre, geralmente quase nunca, verdadeiras. É mais fácil e cômodo se servir de um falso pensamento moral pronto do que pensar sobre uma determinada situação. Definir as coisas como pecado e feio é pura moral inútil que não traz nenhum ensinamento válido.
            É impossível existir ser humano sem mentiras. As vezes, algumas experiências são mentiras. A mamadeira, por exemplo, é a mentira do peito com leite, mas nem por isso ela é nociva. Sempre haverá uma certa mentira no humano, o que não torna mais fácil responder quais mentiras podemos usar e quais devemos evitar. No entanto, essa resposta, certamente não será encontrada nas respostas prontas e fabricadas. Para isso se faz necessário pensar sobre o que fazemos.
            O que pode prejudicar a educação é a crítica impiedosa que coloca a pessoa com quem nos relacionamos na posição de certa ou errada, da feia ou bonita e da pecadora ou santa. Essas posições são nocivas e não resolvem nada. Por isso que se apegar à moral não leva a nada, a não ser confusão. Quem sabe que ao invés de você apresentar um modelo pré-fabricado para os seus filhos você não possa pensar com eles o que é mentir? Educar não é feito de repostas, mas através da construção do pensamento. É uma estrada e não um objeto pronto.

Um comentário: