sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pergunta de leitora - A maçã e a semente


Tenho 17 anos , sei que sou inteligente, mas tenho medo do futuro. Não sei como ele vai ser e tenho medo de ser alguém que não queria ser. Me pego sempre imaginando que tenho uma bola de cristal que me mostra o futuro aí eu ia mudando o meu presente de acordo com o que eu via que iria acontecer. Queria tanto que isso pudesse ser assim. Me decepciono muito fácil. Como posso fazer para controlar o meu futuro? Como você faz?

            Como eu faço o que? Controlar o meu futuro? De onde tirou essa ideia? Sinto lhe despontar, mas eu também não tenho uma bola de cristal que me permita controlar o futuro. Aliás, ninguém tem, como você bem o sabe, apenas você não quer aceitar a realidade, mas prefere se desperdiçar na ilusão.
            O que você tem medo é do desconhecido, pois isto é o futuro. Não sabemos o que nos aguarda e ter que lidar com o que não sabemos pode ser bastante angustiante. No entanto, não há o que fazer, é necessário aprender a lidar com o desconhecido, ou seja, com a realidade. A sua ilusão está a serviço de ter que evitar lidar com sua angústia, pois nos seus devaneios você passa a ser mestre da ilusão, que tudo controla, e deixa de ser mais um simples ser humano que de fato é.
            Porém, evitar a realidade nunca é um bom negócio. Ficar preso em ilusões parece ser bom, mas é bastante empobrecedor pois impede que tenhamos que lidar com aquilo que é real e com isso crescer verdadeiramente. O seu devaneio seria melhor usado se você o usasse para escrever uma estória por exemplo. Quem sabe você usar a sua fértil imaginação para a arte possa lhe ser benéfico? Você poderia até imaginar os desfechos da estória de alguém que tivesse essa bola de cristal. Será que eles seriam mesmo bons?
            O poeta Robert Schuller escreveu: Qualquer um pode saber quantas sementes existem numa maçã, mas ninguém pode saber quantas maçãs existem numa semente. Essa frase nos ensina que o conhecimento ou controle do futuro nos é impossível e que nem tudo podemos, há muitas coisas que nunca saberemos. Há limites nessa vida e se você aceitar isso poderá viver sem ter que fugir através de devaneios. Os devaneios são úteis na arte, não na vida.

Um comentário:

  1. Querido amigo!
    Bingo........mais uma vez.Parabéns!Minha avó já dizia:"o futuro a Deus pertence".Devaneios ,.para mim são úteis,mas na proporção certa sempre com o pé no chão .Se eu vacilar , me perco entre a realidade e o sonho e é bem nesta encruzilhada que está o perigo
    já me dei mal por . passar do ponto.,porque muitas vezes não vemos ,ou não queremos ver aquela placa que diz:parar.olhar e escutar e aí a locomotiva da vida nos pega mesmo.Temos que estar atentos.Estás ,simplesmente, certo.Ab.

    ResponderExcluir