domingo, 16 de novembro de 2014

Fanatismo



            Nos dicionários a palavra fanatismo tem o significado de paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma determinada ideia. Toda paixão cega está a serviço da ignorância e da loucura. Serve muito mais para fins destrutivos do que para qualquer outra coisa. O fanatismo é um perigo enorme para o mundo e para a vida.
            Todos podemos ter nossas ideias religiosas, políticas e doutrinárias, porém quando essas mesmas ideias ganham uma hiper valorização elas tendem a cegar. Quando um determinado pensamento é sobrevalorizado faz com que nenhum outro pensamento que seja diferente possa ter lugar e com isso a ignorância toma conta. Quanto mais fanática for uma pessoa, seja pelo que for, mais ignorante ela é e mais ela teme o que é diferente, pois o diferente pode estremecer a sua ideia tão valorizada.
            O fanatismo também tem a ver com a loucura já que quem é fanático nega a realidade e só se baseia e vê a ideia que valoriza. O fanático se identifica com tanta intensidade com a ideia valorizada que teme perdê-la porque isso significaria achar que é a sua identidade que está em jogo. A loucura está justamente nisso: confundir-se com uma ideia e negar qualquer outra realidade. Por isso o fanatismo leva à violência que é a atitude de quem se encontra em perigo. Entretanto, a pior consequência do fanatismo é engessar a pessoa numa posição onde não há mais aprendizagens e nem desenvolvimento.
            O fanático acredita que já sabe tudo o que precisa saber. Isso configura a arrogância. O arrogante não se permite aprender e inveja quem aprende. O desejo mais profundo de um fanático é que todos fiquem presos a um mundo de escuridão e que nenhuma luz se faça ver. O grande perigo disso tudo é que é mais fácil ser um fanático do que um sábio. Para ser sábio demanda um trabalho contínuo, mas para ser um fanático basta se cegar e se entregar ao primitivismo. É mais fácil apagar uma vela do que acendê-la e no escuro os piores monstros internos ficam mais fortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário