quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Pergunta de Leitor - Encoberto pelas questões


Afinal o que é certo e o que é errado? O que pode ser certo para mim e completamente aceitável pode, para outra pessoa, ser errado e não aceitável. Como resolver esses dilemas? Como saber qual o melhor caminho a tomar? Quem decide o que é certo? A religião? Os bons costumes? A sociedade? O que posso fazer para ter certeza das questões que nos aflige?


            Nunca recebi um email com tantos pontos de interrogação. Parece-me que você não faz perguntas, mas atira-as. Provavelmente essa atitude é resultado do enorme estado de confusão em que você se encontra. Confusão esta que perece ter a ver com um dilema específico que você enfrenta.
            A sua pergunta não está completa. Há algo que está oculto e que impede uma reflexão mais clara. Muito certamente você passa por um dilema, mas já se sente culpado e crê que poderá ser condenado pelos outros. É como se o que você deseja você mesmo já condena e atira perguntas para tudo que é lado como forma de relativizar o problema de fato. O que você quer saber é se seu desejo é válido.
            Não é a religião, os bons costumes e nem a sociedade que definem o caminho certo. Querer encontrar uma resposta universal para os problemas é uma maneira de evitar o ato de pensar, o que me leva a acreditar que pensar sobre o seu dilema está lhe causando sofrimento. Você quer uma resposta pronta para o seu dilema, mas não se debruçar sobre ele, por isso que não completou a sua pergunta.
            Hoje você se encontra numa encruzilhada entre realizar o seu desejo ou obedecer ao que idealiza. Está em conflito. Para se sair do conflito é necessário conhecer bem o que está em jogo. Não se trata de encontrar respostas, nem de aceitar uma coisa e condenar outra, porém se trata de saber o que você pode fazer com você mesmo e com os seus recursos. Não há muito mais como eu lhe ajudar aqui, pois você evitou trazer a sua real questão. Resta agora você não fugir mais do seu dilema e pensar verdadeiramente. 

Um comentário:

  1. Ansiedade exagerada, sem necessidade de ser assim, pois o dia tem 24 horas, e tudo à seu tempo....

    ResponderExcluir