segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cisão


            Melanie Klein foi uma grande psicanalista que estudou e descreveu, com extrema propriedade, o mundo interno mental. Ela se dedicou com maestria aos estudos da mente primitiva e chegou a conclusão que uma mente primitiva fica presa num estágio mental que ela chamou de posição esquizo-paranóide.  Essa posição se caracteriza como sendo o primeiro estágio mental que uma criança recém-nascida tem. Apesar de ser próprio das crianças pequenas todos carregamos esse estágio dentro de nós e dependendo de como ele foi vivido e resolvido as suas consequências são sentidas com bastante intensidade na vida adulta.
            A posição esquizo-paranóide é um estágio mental onde o mundo é dividido entre bom e mau. É só assim que a mente primitiva consegue diferenciar as emoções que sente: ou algo é sentido como bom e a desejamos ou sentido como algo ruim e que queremos longe de nós. Tudo que é sentido como desprazer é visto como sendo o inimigo e queremos os inimigos destruídos. O grande problema nesse estágio mental é que as coisas que são sentidas como boas acabam sendo idealizadas. Elas ficam perfeitas, sem margem nenhuma para dúvidas ou críticas. Do outro lado também ocorre assim: aquilo que é visto como mau é também idealizado de forma negativa e se torna um perseguidor implacável e cruel. Quando a mente está nesse estágio não há espaço para se pensar a realidade e tudo é enxergado sob o prisma do ou é bom e perfeito ou é mau e inimigo. Portanto, é um estado mental que funciona através da cisão, da divisão do mundo inteiro entre esses dois polos.
            A eleição acabou, mas pudemos e podemos ainda ver os estragos que a cisão na mente pode fazer. Parece que os brasileiros ficaram cindidos entre dois lados completamente opostos e irreconciliáveis. Um lado idealizou determinado candidato e demonizou o outro e vice versa. Com isso a razão e a capacidade de se pensar ficaram totalmente deixadas de lado. Tudo virou uma guerra idealizada. Qualquer que fosse o lado escolhido terminaria por sofrer ataques de qualquer jeito. E ataques violentos. O resultado da vitória agradou uns e desagradaram outros, mas se tivesse sido outro o resultado da vitória teria acontecido a mesma coisa, a mesma reação emocional e de forma violenta. O que precisamos é sermos adultos e termos uma mente mais desenvolvida. E isso serve para os dois lados das trincheiras politicas e não apenas um só!
            A cisão leva ao ódio. Quanto mais cindido for a mente de uma determinada pessoa mais ela terá ódio e será incapaz de pensar. Ódio promove ataques e dá para ver então que a receita para as desgraças está sendo feita. Para se sair da posição esquizo-paranóide é preciso integrar essas duas partes cindidas. Para isso é necessário compreender que nenhum dos dois lados foi vitorioso ou fracassado de fato, porque os seus candidatos não existiam na realidade. Existiam apenas na idealização. Quem ganhou essa eleição não foi tal e qual candidato e tal e qual legenda politica, mas a mente primitiva, que precisa ser vencida. Enquanto a politica for terreno para idealizações e não para pensamentos verdadeiros quem perde somos todos nós e esse país. Quem fica num estado de mente primitivo sem se permitir desenvolver perde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário