segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Compradores Maníacos


            Quem não gosta de ir às compras? Praticamente todo o mundo gosta. Porém, como tudo na vida é preciso equilíbrio senão o que poderia ser algo bom se torna doença e fonte de inúmeros problemas. Os compradores maníacos já não sabem mais o que é comprar, eles só reconhecem a necessidade de comprar e caso não comprem se sentem muito mal. Eles ficam aprisionados no ato de comprar e se esquecem de viver.
            Esses compradores sofrem de compulsão. A compulsão domina a vida levando a pessoa a ter que realizar determinados atos acreditando que quando os realizar vai se sentir completa e satisfeita. Ocorre que a satisfação nunca chega e mais a pessoa fica presa à repetição achando que uma hora ou outra a satisfação vai acontecer. Torna-se um ciclo vicioso que só leva a mais repetição e à prisão.
            Quando alguém compra compulsivamente acredita que vai encontrar satisfação, mas a satisfação que necessita só pode ser encontrada na mente e não em coisas físicas e à venda. É um fato que muitas pessoas confundem, com muita frequência, coisas que são da dimensão do subjetivo com coisas materiais. O que é material concreto podemos pegar, apalpar e sentir que possuímos, já o que é subjetivo não e demanda outro tipo de entendimento. Então se tornar compulsivo é sempre um mau negócio porque a compulsão leva ao concreto e não à verdade subjetiva de cada um.
            Comprar não vai trazer para a vida da pessoa o que ela realmente mais quer e precisa. Isso só pode acontecer à medida que se volta para as questões do mundo interno, quando a mente é levada em consideração. Aliás, quando a mente é negada a vida se torna sem sentido e por mais que se adquira coisas novas e deslumbrantes nada vai servir. O comprador compulsivo precisa entender o que realmente lhe falta em termos subjetivos e construir isso em sua mente. A realidade da vida implica que tenhamos que construir e trabalhar a própria mente. Muito da satisfação depende mais de nós mesmos do que das coisas materiais que podemos ter. O autoconhecimento é o que mais proporciona auto-realização e para esta não há compra que dê jeito. A auto-realização só pode ser construída e jamais comprada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário