sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pergunta de Leitora - Um Novo Olhar


Já sofri muito em minha vida e sempre fiz de tudo para estar bem. Hoje me considero bem e que estou bem. No entanto pensamentos negativos são sempre frequentes e não sei como me livrar deles. Eles me assaltam e eu sinto um medo terrível. Parece que todo o meu passado e privações me voltam e me atormentam. Não sei como me livrar deles e eles estragam todos os meus relacionamentos presentes. Quando meus medos aparecem eu acabo sempre por odiar a mim mesma.  Como posso mudar meus medos, não sei o que fazer com eles?

            Não sei bem quais privações e provações você passou, mas com toda a certeza devem ter sido marcantes para você. As influências do passado podem muitas vezes invadir o presente e contaminar tudo o que há de bom hoje. Quando isso acontece é porque você está olhando para o seu presente com os “olhos do passado”, ou seja, você ao ficar presa ao seu passado não consegue ver que o tempo presente é outro e acaba por se repetir no que já viveu.
            Por mais que o passado possa deixar cicatrizes e marcas profundas ele não precisa ser definidor. Aliás, é importante que o passado nunca venha a definir completamente quem vamos ser hoje, porque se assim for não abre-se verdadeiramente espaço para viver o presente. Nós sempre podemos e devemos criar maneiras para o passado não interferir no presente. Quando você permitir que novas experiências hoje apaguem a dor do passado você ligará mais para o seu tempo de agora e poderá não dar tanto poder para o que já te aconteceu.
            Para se livrar do passado é preciso aprender a abrir mão da memória das dores sofridas. As emoções dolorosas podem ser muito adesivas e ter em si emoções negativas grudadas nunca é uma boa forma de viver. Hoje você revive infinitamente essas emoções negativas e ressente-se, quando precisa aprender a não mais se envolver com esse ressentimento todo. Pode conseguir isso com a ajuda de um analista que saiba te escutar e te ajude a compreender porque você fica presa a um passado tão ruim. Inconscientemente há uma razão para você não se livrar do passado e descobrir esta e enfrentá-la pode ser libertador.
            O que não vai lhe ajudar é perder tempo e ir empurrando o medo indefinidamente. Não se sinta e nem se faça de vítima por ter tido um passado desalentador, pois são poucas as pessoas que podem se gabar de ter tido um passado que tenha sido tão bom e não tenha deixado marcas. Se reconstruir exige trabalho, mas é um tipo de trabalho que vale a pena, pois lhe permitirá ver o seu presente com “olhos novos” e bem mais favoráveis. Nunca é fácil e cômodo enfrentar as dores passadas, mas realizar isso é que pode te trazer mudanças verdadeiras. Quando o seu olhar sobre você mudar e for outro, a vida também mudará. 

Um comentário:

  1. Se ficarmos pensando no passado, estamos patinando, indo contra a maré...viver o presente para ter novas expectativas...As experiências do passado nos ajudam no crescimento e amadurecimento...

    ResponderExcluir