sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pergunta de Leitora - Trabalho Sério


Queria muito sua ajuda. Casei já faz um ano e tenho 30 anos. Sempre foi meu sonho casar e escolhi um homem bom. O problema é que a gente anda brigando muito, por qualquer motivo e isso está desgastando nosso relacionamento. Já falamos até em separar e penso constantemente nisso. O que faço? Queria tanto ser casada e agora que sou não sei o que fazer. Eu que insisti nesse casamento e ele diz que se sente excluído da minha vida. Será que faço isso mesmo? Decidi tudo na festa e da nossa vida, mas será que ele está certo em dizer que eu o excluo? São tantas perguntas.

            Casar é o sonho de muita gente, principalmente as mulheres. Acreditam que o casamento é mágico e que por si só trará a tão esperada felicidade. Basta casar e a felicidade chega. Só que isso é ilusão e a realidade é bem diferente. Casar é apenas mais uma das etapas da vida e não um final em si.
            Por mais apaixonado que esteja o casal quando se casam muitos problemas surgirão. Isso não é necessariamente indicativo de que algo vai mal e que está levando ao fim da união. É que viver casado não é fácil mesmo e exige toda uma postura mental que inclui a paciência e a tolerância. São dois seres diferentes, com bagagens diferentes que precisam aprender a encontrar um ponto de equilíbrio na sua convivência diária e fazer com que o relacionamento evolua. Casamento é trabalho sério.
            O que seria bom você se perguntar é se o que você gosta mais é do seu marido ou do fato de estar casada. Não duvido que você o ama, mas parece que estar casada seja mais importante do que o casamento em si. Você mesma coloca as coisas dessa forma quando fica em dúvida se excluiu mesmo o seu marido. Se for este o caso precisa se perguntar se quer valorizar o relacionamento de vocês ou a instituição do casamento.
            Você se assusta com tantas perguntas que há em você, mas elas se respondidas com sinceridade poderão ser bastante esclarecedoras e te tirar da escuridão em que hoje você se encontra. Talvez até pudesse se beneficiar da ajuda de um analista que te escutando te ensinará a se escutar. Ao falar sobre aquilo que nos confunde e causa angústia podemos descobrir respostas que apontarão um caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário