segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A Morte e a Mudança de Pensamento


            A morte é comumente entendida como algo negativo. O fim da vida como nós a conhecemos é fonte de inúmeras angústias e há pessoas que não a encaram bem, preferindo negar a sua existência. No entanto, tomar conhecimento da própria mortalidade é algo que permite dar maior valor a vida. A vida tem data de validade, ou seja, um dia se acaba e de nada adianta negar esse fato. Brigar com a realidade nunca é um bom negócio. Saber que a vida é finita favorece a compreensão que o tempo que temos é contado e com esse conhecimento podemos tomar uma decisão importante. A decisão de viver bem.
            O livro A morte de Ivan Iltichi, considerado obra prima da literatura Russa, de Tostói, conta a estória de Ivan que leva uma vida empobrecida por ser tão amesquinhado na forma que vive. Todas as suas atitudes estão  voltadas para a condição de seu status e para a manutenção de uma vida falsa. Porém, quando ele se descobre adoecido e que irá morrer logo começa a pensar sobre a vida e o sentido que deu a ela. Ao tomar consciência de sua mortalidade passa a encarar a vida com outros olhos. É claro que o tempo perdido por ele jamais poderá ser recuperado, mas é melhor acordar uma hora e saber da importância de sua vida do que ficar alienado para sempre.
            Já a estória de Dickens Um conto de natal relata a vida do sovina Sr. Scrooge que odeia o natal e qualquer festa ou manifestação de alegria. Ele crê que celebrações são maneiras de tirar seu dinheiro duramente conquistado e também acredita que demonstrações afetivas são irrelevantes. Com isso se torna solitário e distante de qualquer relacionamento. Mas durante uma noite tem a visita de três espíritos que mostram o seu passado, o seu presente e o seu futuro e é esse ultimo que causa uma mudança em seu jeito de pensar a vida. O espírito do futuro mostra a sua morte e as pessoas em volta brigando pelos seus bens e ninguém ligando para seu corpo apodrecendo. Quando acorda desse sonho, Scrooge muda completamente passando a dar mais valor a sua vida e aos próximos. Mais uma vez foi a tomada de consciência da morte que o levou a mudar de perspectiva.
            Essas duas estórias têm como ponto central que ao enxergar a própria mortalidade os personagens passaram por uma modificação para melhor. Olharam para as suas vidas de forma mais grata e amorosa. Deixaram de lado um comportamento de ódio à vida e passaram a valorizá-la. Quem entende que vai morrer poderá entender que precisa viver. Aprenderá a aproveitar o tempo e as oportunidades e jamais deixará de ser grato pela vida que tem emprestada por algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário